Pular para o conteúdo principal

Análise: Pokémon Legends - Arceus

(Imagem Ilustrativa)

- Embora muitos ainda considerem o primeiro jogo como o melhor da série, sinto-me na obrigação de discordar e ainda afirmar que: O Pokémon Red & Green de fato pode ainda ser bem nostálgico para a maioria dos fãs, mas considerá-lo o melhor já feito é um grande exagero, isso porque mesmo tendo um lançamento meio conturbado e envolto de polêmicas como todo Pokémon, Legends: Arceus superou e muito seus predecessores, se tornando o mais revolucionário game da franquia até o momento.

- Muito se foi falado de seus gráficos, nitidamente inferiores a alguns dos jogos anteriores, mas é inegável que isso não foi suficiente para ofuscar o brilho de um jogo que literalmente trouxe grandes novidades aos fãs de longa data que ansiavam a muito tempo por várias das mecânicas introduzidas neste jogo.


Sobre o Jogo:

- Pokémon Legends: Arceus é um jogo do gênero: RPG de ação e aventura com mecânicas de catch monsters, desenvolvido pela Game Freak Inc. e distribuído pela Nintendo, exclusivamente para Nintendo Switch em 28 de janeiro de 2022.


Gráficos:

- A qualidade gráfica do jogo é ligeiramente inferior ao de alguns dos jogos anteriores da franquia, o que fica mais que nítido em algumas das texturas utilizadas e na falta como sempre em muitos dos jogos da Nintendo do anti-aliasing para encobrir o serrilhamento do cenário e dos personagens.

- Mas apesar dos pesares, o game conta com um visual agradável, com cenários que ainda assim são bem bonitos, personagens bem trabalhados e pasmem, com uma animação muito boa das habilidades dos pokémon durante os combates.


História:

- O jogo aparentemente é tratado como um spin-off da série. Isso acontece pelo fato de que toda a aventura acontece na extensa região natural de Hisui, no passado, onde você embarca em missões partindo de sua "base" em Jubilife Village. Eventualmente, ao iniciar o jogo, você descobre quem foi o responsável por levá-lo até aquele período da história, mas não nos é revelado de que época nosso personagem fez o salto temporal, o que gera várias especulações.

- Na trama, você está encarregado de estudar os Pokémon para completar a primeira Pokédex da região que não é nada fácil.

Gameplay:

- Aqui é onde a mágica acontece! Isso porque foram adicionadas algumas mecânicas antes inexistentes na franquia, como crafting, stealth e esquiva. O jogador também terá a possibilidade de coletar materiais para confeccionar seus próprios itens, além de poder se esgueirar pela vegetação do ambiente para surpreender o pokémon com quem deseja batalhar ou capturar e por último, mas não menos importante, se esquivar dos ataques de monstrinhos agressivos.

- Os materiais para criação de itens são encontrados por todas as regiões de Hisui e podem ser coletados com a ajuda dos seus pokémon, por exemplo: Se você lançar uma pokéball com um pokémon na direção de uma árvore com frutos, ele os derrubará para que você os pegue. Algumas das receitas são adquiridas a medida que você sobe no ranking, já outras você precisa comprar num NPC.

- Uma outra coisa interessante no jogo, é que os diversos pokémon espalhados pelos mapas podem reagir de diferentes maneira à sua aproximação, ou seja, alguns podem se assustar e querer fugir, outros podem simplesmente te ignorar (por serem mais "dóceis" talvez) e outros podem te considerar como ameaça não julgo e querer te atacar. Por esse motivo, muitas vezes você será obrigado a se esgueirar sorrateiramente pela vegetação mais alta ou simplesmente chegar de mansinho pelas costas do pokémon para aumentar suas chances de captura ou ganhar vantagem ao iniciar um combate.

- E já que acabei citando o caso em que alguns pokémon podem acabar te atacando, vale acrescentar que é possível se esquivar das investidas, pois aqui, diferentemente dos outros jogos, o seu personagem (o treinador) também leva dano. Se você levar muito dano, vai acabar desmaiando e deixando para trás alguns itens (sim, você perde algumas coisas da sua mochila toda vez que desmaia por levar porrada demais ou porque simplesmente se descuidou e pulou/caiu de algum lugar que era muito alto).

- Além de poder fazer uso do stealth para se aproximar dos pokémon, é possível atraí-los, ou melhor, distraí-los utilizando algumas das frutas que você coleta para criar seus itens e isso facilita razoavelmente a captura dos bichinhos. Isso porque eles estarão distraídos enquanto comem a fruta que você usou como isca e ficarão desatentos no que acontece ao seu redor, então é sempre bom carregar algumas frutas com você.

- Algumas outras mecânicas já existiam e foram melhoradas neste jogo, como é o caso da questão acima citada, a das frutas para facilitar a captura. Isso já era utilizado no Pokémom GO, mas lá você simplesmente as jogava em cima do pokémon para que suas chances de captura aumentassem ou para conseguir mais doces ao capturá-lo. Aqui, em Legends: Arceus, você as arremessa perto do monstrinho e aí cabe a ele decidir se irá comer ou se simplesmente vai ignorar (sim, nem todo pokémon gosta das mesmas frutas, então muitas vezes pode acontecer deles apenas ignorarem a guloseima que você jogou).

- O voo também recebeu uma ótima melhoria, pois antigamente quando você precisava voar para uma outra localidade, era feito um corte na cena e você já aparecia no destino desejado. Nesse novo jogo, você simplesmente plana pelos ares com seu pokémon de montaria, podendo sobrevoar todas as áreas daquele mapa onde se encontra.

- Você também pode se locomover pela água dos rios e mares e escalar colinas e montanhas utilizando suas montarias. E tudo isso acontece num mapa de mundo semi-aberto, semelhante ao que acontece nos jogos da franquia Montser Hunter. Temos também novas evoluções e formas regionais de outros pokémon já conhecidos.

- Outro ponto importante a ser lembrado é que você não mais precisa trocar um pokémon para que ele consiga evoluir para o estágio final, basta usar um item específico, comprado num NPC para fazer a evolução. O fato de não ser mais necessário trocar para evoluir não significa que não exista a possibilidade de troca, pois você pode trocar pokémon com outros jogadores para completar a pokédex mais rapidamente.

- O jogo possui uma quantidade generosa de opções de roupas, acessórios e cortes de cabelo, o que é muito bom! Assim você não fica preso a um mesmo visual por toda a gameplay, que pode demorar em torno de 30h a 60h para ser finalizada, mas se busca os 100%, esse tempo pode dobrar.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar o jogo, basta clicar aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Unnamed Memory tem adaptação em anime anunciado!

-  Foi anunciado recentemente pela Kadokawa que a série de light novels " Unnamed Memory " ganhará uma adaptação para anime em 2023. Naturalmente, um trailer e mais detalhes foram revelados. - " Unnamed Memory " terá direção de Kazuya Miura (" Uzaki-chan Wants to Hang Out! "), roteiro de Deko Akao (" The Case Study of Vanitas "), design de personagens por Chika Nomi (" Kemono Michi: Rise Up ") e a trilha sonora está por conta de Akito Matsuda (" Sound! Euphonium "). O estúdio responsável é o ENGI . - A título de curiosidade, " Unnamed Memory " é uma série de light novels escrita por Kuji Furumiya , inicialmente publicada em 2008 de forma independente pela autora. Em 2012, ela começou a publicar a série no site Shosetsuka ni Naro e em 2019 os livros começaram a ganhar uma versão impressa pela Kadokawa . A série de light novels possui seis volumes ao todo e sua adaptação em mangá está em publicação desde 2020. -

[Notícias]: Shikanoko Nokonoko Koshitantan tem anime anunciado!

- Foi anunciado recentemente pela Twin Engine que o mangá de Shikanoko Nokonoko Koshitantan  (My Deer Friend Nokotan) será adaptado em anime e já teve estreia confirmada para o dia 7 de julho de 2024. -  Shikanoko Nokonoko Koshitantan  tem direção de Masahiko Ohta e roteiro de Takashi Aoshima , dupla que já trabalhou junta em diversos animes. O design de personagens está a cargo de Ayumu Tsujimura (animação-chave em filmes de Digimon Adventure tri.), trilha sonora por Yasuhiro Misawa (Himouto! Umaru-chan) e o WIT STUDIO está responsável pela animação. Confira o trailer a seguir: - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: Crunchyroll_pt - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .