Pular para o conteúdo principal

Análise: Pokémon Legends - Arceus

(Imagem Ilustrativa)

- Embora muitos ainda considerem o primeiro jogo como o melhor da série, sinto-me na obrigação de discordar e ainda afirmar que: O Pokémon Red & Green de fato pode ainda ser bem nostálgico para a maioria dos fãs, mas considerá-lo o melhor já feito é um grande exagero, isso porque mesmo tendo um lançamento meio conturbado e envolto de polêmicas como todo Pokémon, Legends: Arceus superou e muito seus predecessores, se tornando o mais revolucionário game da franquia até o momento.

- Muito se foi falado de seus gráficos, nitidamente inferiores a alguns dos jogos anteriores, mas é inegável que isso não foi suficiente para ofuscar o brilho de um jogo que literalmente trouxe grandes novidades aos fãs de longa data que ansiavam a muito tempo por várias das mecânicas introduzidas neste jogo.


Sobre o Jogo:

- Pokémon Legends: Arceus é um jogo do gênero: RPG de ação e aventura com mecânicas de catch monsters, desenvolvido pela Game Freak Inc. e distribuído pela Nintendo, exclusivamente para Nintendo Switch em 28 de janeiro de 2022.


Gráficos:

- A qualidade gráfica do jogo é ligeiramente inferior ao de alguns dos jogos anteriores da franquia, o que fica mais que nítido em algumas das texturas utilizadas e na falta como sempre em muitos dos jogos da Nintendo do anti-aliasing para encobrir o serrilhamento do cenário e dos personagens.

- Mas apesar dos pesares, o game conta com um visual agradável, com cenários que ainda assim são bem bonitos, personagens bem trabalhados e pasmem, com uma animação muito boa das habilidades dos pokémon durante os combates.


História:

- O jogo aparentemente é tratado como um spin-off da série. Isso acontece pelo fato de que toda a aventura acontece na extensa região natural de Hisui, no passado, onde você embarca em missões partindo de sua "base" em Jubilife Village. Eventualmente, ao iniciar o jogo, você descobre quem foi o responsável por levá-lo até aquele período da história, mas não nos é revelado de que época nosso personagem fez o salto temporal, o que gera várias especulações.

- Na trama, você está encarregado de estudar os Pokémon para completar a primeira Pokédex da região que não é nada fácil.

Gameplay:

- Aqui é onde a mágica acontece! Isso porque foram adicionadas algumas mecânicas antes inexistentes na franquia, como crafting, stealth e esquiva. O jogador também terá a possibilidade de coletar materiais para confeccionar seus próprios itens, além de poder se esgueirar pela vegetação do ambiente para surpreender o pokémon com quem deseja batalhar ou capturar e por último, mas não menos importante, se esquivar dos ataques de monstrinhos agressivos.

- Os materiais para criação de itens são encontrados por todas as regiões de Hisui e podem ser coletados com a ajuda dos seus pokémon, por exemplo: Se você lançar uma pokéball com um pokémon na direção de uma árvore com frutos, ele os derrubará para que você os pegue. Algumas das receitas são adquiridas a medida que você sobe no ranking, já outras você precisa comprar num NPC.

- Uma outra coisa interessante no jogo, é que os diversos pokémon espalhados pelos mapas podem reagir de diferentes maneira à sua aproximação, ou seja, alguns podem se assustar e querer fugir, outros podem simplesmente te ignorar (por serem mais "dóceis" talvez) e outros podem te considerar como ameaça não julgo e querer te atacar. Por esse motivo, muitas vezes você será obrigado a se esgueirar sorrateiramente pela vegetação mais alta ou simplesmente chegar de mansinho pelas costas do pokémon para aumentar suas chances de captura ou ganhar vantagem ao iniciar um combate.

- E já que acabei citando o caso em que alguns pokémon podem acabar te atacando, vale acrescentar que é possível se esquivar das investidas, pois aqui, diferentemente dos outros jogos, o seu personagem (o treinador) também leva dano. Se você levar muito dano, vai acabar desmaiando e deixando para trás alguns itens (sim, você perde algumas coisas da sua mochila toda vez que desmaia por levar porrada demais ou porque simplesmente se descuidou e pulou/caiu de algum lugar que era muito alto).

- Além de poder fazer uso do stealth para se aproximar dos pokémon, é possível atraí-los, ou melhor, distraí-los utilizando algumas das frutas que você coleta para criar seus itens e isso facilita razoavelmente a captura dos bichinhos. Isso porque eles estarão distraídos enquanto comem a fruta que você usou como isca e ficarão desatentos no que acontece ao seu redor, então é sempre bom carregar algumas frutas com você.

- Algumas outras mecânicas já existiam e foram melhoradas neste jogo, como é o caso da questão acima citada, a das frutas para facilitar a captura. Isso já era utilizado no Pokémom GO, mas lá você simplesmente as jogava em cima do pokémon para que suas chances de captura aumentassem ou para conseguir mais doces ao capturá-lo. Aqui, em Legends: Arceus, você as arremessa perto do monstrinho e aí cabe a ele decidir se irá comer ou se simplesmente vai ignorar (sim, nem todo pokémon gosta das mesmas frutas, então muitas vezes pode acontecer deles apenas ignorarem a guloseima que você jogou).

- O voo também recebeu uma ótima melhoria, pois antigamente quando você precisava voar para uma outra localidade, era feito um corte na cena e você já aparecia no destino desejado. Nesse novo jogo, você simplesmente plana pelos ares com seu pokémon de montaria, podendo sobrevoar todas as áreas daquele mapa onde se encontra.

- Você também pode se locomover pela água dos rios e mares e escalar colinas e montanhas utilizando suas montarias. E tudo isso acontece num mapa de mundo semi-aberto, semelhante ao que acontece nos jogos da franquia Montser Hunter. Temos também novas evoluções e formas regionais de outros pokémon já conhecidos.

- Outro ponto importante a ser lembrado é que você não mais precisa trocar um pokémon para que ele consiga evoluir para o estágio final, basta usar um item específico, comprado num NPC para fazer a evolução. O fato de não ser mais necessário trocar para evoluir não significa que não exista a possibilidade de troca, pois você pode trocar pokémon com outros jogadores para completar a pokédex mais rapidamente.

- O jogo possui uma quantidade generosa de opções de roupas, acessórios e cortes de cabelo, o que é muito bom! Assim você não fica preso a um mesmo visual por toda a gameplay, que pode demorar em torno de 30h a 60h para ser finalizada, mas se busca os 100%, esse tempo pode dobrar.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar o jogo, basta clicar aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nintendo Switch: Como Solucionar O ERRO 9001-2470!

(Imagem Ilustrativa.) - Se você é dono de um Nintendo Switch, com certeza já passou por esse problema ou ficou sabendo de alguém que tenha passado em algum momento, não é mesmo? Pois bem, para você que ainda não passou por isso (como eu) e que ainda não sabe do que se trata, eu te explico. O erro em questão ocorre quando você tenta comprar um jogo, seja na eShop BR ou numa eShop gringa, utilizando um cartão de crédito. - A mensagem recebida pelos usuários que já relataram passar por esse problema, é:  " Código de erro: 9001-2470 Não é possível usar este cartão de crédito. " e como são muitas as pessoas tendo problemas com esse maldito erro, cá estou para tentar ajudar você a gastar seu suado dinheirinho com a Nintendo caso isso também esteja lhe causando transtornos. - Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Nintendo já está ciente do problema e fornece ajuda aos seus usuários através do suporte online em seu próprio site oficial e que o problema não acorre somen

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Tudo o que você precisa saber sobre os cartões Micro SD!

- Resolvi deixar um pouco de lado as notícias sobre games para ganhar uma quantidade razoável de tempo a mais para ser capaz de produzir alguma coisa que fosse útil a vocês para facilitar suas compras e evitar prejuízo comprando a coisa errada ou algo do tipo, então, cá estou para falar sobre os cartões Micro SD. Muita gente andou me perguntando como saber quais são os melhores para se utilizar nos nossos queridos consoles e eu não podia deixá-los na mão. - Pois bem, antes de mais nada, é preciso que você entenda o que significa o termo Micro SD e quais os tipos diferentes de cartões existentes, então, confira as informações abaixo: Micro SD (Secure Digital): São cartões que variam de 4MB a 2GB de capacidade; Micro SD HC (Secure Digital High Capacity): São cartões que variam de 4GB a 32GB de capacidade; Micro SD XC (Secure Digital Extended Capacity): São cartões que variam de 64GB ao infinito e além. *Na prática, isso serve para que você saiba identificar onde vai colocar o cartão,