Pular para o conteúdo principal

A Nintendo é realmente a plataforma mais cara para se sustentar?


- Desde que comprei a Nintendo Switch, em outubro de 2021, sempre ouvi dizerem que sustentar console da Nintendo é muito caro, que os jogos são sempre mais caros na eShop e que a melhor opção seria piratear ao invés de comprar. Mas vem cá, será que é realmente verdade que os jogos são mais caros na plataforma da Big N e não nas concorrentes? Bem, nesta matéria eu procuro esclarecer alguns fatos e desmentir outros, não atacar as plataformas concorrentes, então por favor, me acompanhem nesse raciocínio.

- Vale ressaltar que os dados utilizados a partir daqui serão referentes aos principais lançamentos exclusivos de cada empresa, juntamente com seus respectivos valores excluindo descontos, promoções e benefícios de serviço online, de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Também é importante lembrar que para essas comparações, não vou considerar exclusivos temporários, considerarei apenas franquias pertencentes em parte ou totalmente das próprias empresas.

- Antes de mais nada, já que pretendemos avaliar a fundo qual plataforma é mais cara, nada mais justo do que começarmos pelo valor dos consoles, já que são a porta de entrada para cada uma das plataformas. Para está comparação, vou desconsiderar edições especiais e/ou bundles, levando em consideração apenas o valor da edição padrão de cada um.

1- Nintendo Swirch — R$ 2642,33 na Magazine Luiza;
2- PlayStation 5 — R$4.499,99 na Magazine Luiza;
3- Xbox Series X — R$4.706,44 na Magazine Luiza;

*Os valores acima datam do dia 06/02/2023.

- Agora podemos dar início às afirmações mais frequentes sobre a Nintendo para que possamos desmentir ou concordar com elas.

1- "Os exclusivos da Nintendo são muito caros".

- Tenho certeza de que todos os Nintendistas em algum momento já escutaram essa falácia, não é mesmo? Pois bem, para fins de comparação, vamos pegar três exclusivos em mídia digital lançados recentemente e com intervalo de tempo pequeno entre eles.

1- Pokémon Scarlet & Violet — Exclusivo da Nintendo lançado no dia 18/11/2022, custando R$299,00 no site oficial.
2- God of War Ragnarok — Exclusivo da Sony lançado no dia 09/11/2022, custando R$349,90 no site oficial.
3- Microsoft Flight Simulator Standard 40th Anniversary Edition — Exclusivo da Microsoft lançado no dia 11/11/2022, custando R$249,95 no site oficial.

*Os valores acima datam do dia 06/02/2023.

- Com base nos dados acima e assumindo que até a data desta matéria estes são os valores atuais dos exclusivos de cada plataforma, podemos concluir que os da Sony PlayStation são R$50,00 mais caros que os da Nintendo Switch e R$100,00 mais caros que os da Microsoft Xbox — Isso desmente o que andam falando por aí.

2- "A Nintendo não abaixa o preço dos seus jogos".

- É um fato que a Nintendo não abaixa o valor dos seus jogos com o passar do tempo, não a toa, jogos como The Legend of Zelda: Breath of The Wild custam os mesmos R$299,00 reais desde o dia de seu lançamento, junto a Nintendo Switch em meados de 2017, o que até hoje é motivo de reclamação dos fãs, dito isso, podemos considerar que essa afirmação é verdadeira, infelizmente.

3- "Ela nunca faz promoção de seus jogos".

- Dizer que a Nintendo nunca faz promoções de seus exclusivos é um tremendo exagero, pois, apesar de não fazer com tanta frequência, a empresa põe em oferta de forma sazonal seus jogos (Os clássicos 30% de desconto), onde saem de R$299,00 para R$209,30 — Isso desmente o que andam falando por aí.

4- "Sustentar uma Nintendo Switch só com exclusivos é muito caro".

- Isso é bastante relativo, pois, se formos considerar que a pessoa tem uma única plataforma, dificilmente viverá apenas de exclusivos. Mas, se hipoteticamente isso fosse verídico, sustentar uma Switch não seria mais caro por seus jogos custarem mais, mas sim porque a quantidade de exclusivos é muito maior no lado da Big N do que nas demais, visto que a mesma lança mais exclusivos em um ano do que as duas principais concorrentes juntas. Também é importante lembrar que dificilmente alguém compraria todos os exclusivos lançados pela plataforma, pois sabemos que seria difícil, para não dizer impossível, uma pessoa ser público alvo de todos esses jogos.

Nintendo

1- Pokémon Legends: Arceus (28/01/2022);
2- Kirby™ and the Forgotten Land (25/03/2022);
3- Nintendo Switch™ Sports (29/04/2022);
4- Mario Strikers™: Battle League (10/06/2022);
5- Fire Emblem Warriors: Three Hopes (24/06/2022);
6- Xenoblade Chronicles™ 3 (29/07/2022);
7- Kirby’s Dream Buffet™ (17/08/2022);
8- Splatoon™ 3 (09/09/2022);
9- Pokémon Scarlet & Violet (18/11/2022);
10- Fire Emblem™ Engage (20/01/2023).

PlayStation

1- Horizon Forbidden West™ (18/02/2022);
2- The Last of Us™ Parte I [Versão de PS5] (02/09/2022);
3- God of War Ragnarök (09/11/2022);

Xbox

 1- Microsoft Flight Simulator Standard 40th Anniversary Edition (11/11/2022).

*Considerei apenas exclusivos de peso das empresas, excluindo IPS que não são parcialmente ou completamente delas.

5- "Os jogos são mais caros na Nintendo"

- Está é outra mentira levantada por fanboys da concorrência, pois boa parte dos third-party, principalmente indies, são mais baratos na plataforma da Big N, alguns inclusive, são mais baratos que suas versões para PC (Steam), confira:

1- Hollow Knight:
  • Nintendo Switch — R$27,99
  • PlayStation — R$62,50
  • Xbox Series — R$57,45
  • Steam — R$46,99
2- Chained Echoes:
  • Nintendo Switch — R$47,99
  • PlayStation — R$133,90
  • Xbox Series — R$92,45
  • Steam — R$80,00
3- Cuphead:
  • Nintendo Switch — R$49,90
  • PlayStation — R$104,90
  • Xbox Series — R$78,82
  • Steam — R$36,99
4- Soccer Story:
  • Nintendo Switch — R$37,99
  • PlayStation — R$104,90
  • Xbox Series — R$74,95
  • Steam — R$37,99
5- Mortal Shell:
  • Nintendo Switch — R$56,99
  • PlayStation — R$149,50
  • Xbox Series — R$118,27
  • Steam — R$61,09
6- Sword of the Vagrant:
  • Nintendo Switch — R$49,99
  • PlayStation — R$53,90
  • Xbox Series — R$37,95
  • Steam — R$13,79
*Os valores acima datam do dia 06/02/2023.

- Com base nos dados acima e, levando em consideração que estes não são os únicos exemplos de jogos mais baratos na Big N, comprar não exclusivos na concorrência pode sair mais caro do que muita gente imagina — Isso desmente o que andam falando por aí e coloca a Nintendo na frente como plataforma mais em conta, mesmo sem considerar a possibilidade de comprar jogos em outros países utilizando uma mesma conta.

- E por último, mas não menos importante, vamos quebrar um pouco as regras e considerar o serviço online de cada empresa. Não é preciso ser um gênio ou analisar minuciosamente cada um dos três planos de assinatura para saber que o melhor é sem sombra de dúvidas o Game Pass, mas para deixar mais claro, vamos aos dados:

Nintendo Switch Online 12 meses*: R$100,00 no site oficial;
PlayStation Plus Essencial 12 meses: R$199,90 no site oficial;
Xbox Game Pass 12 meses**: R$359,88 no site oficial.

*Desconsiderei o desconto de R$25,00 que você ganha fazendo a compra do gift card diretamente pela Nuuvem ao invés do site oficial.
**No site oficial consta como R$29,99 mensais, então só multipliquei por 12, já os demais, o próprio site oferece uma forma de pagamento para o plano anual de uma só vez.

- Com base nos dados acima, apesar de ser mais caro, o Game Pass oferece muito mais vantagens e, em contra partida, temos a Nintendo com um serviço online muito mais barato que os demais, mas com menos benefícios.

- Não sei exatamente qual é o foco de cada uma com seus planos online, mas me arrisco a dizer baseado em dados tirados da bunda, que:

- O Xbox não tem muitos exclusivos de peso, o que torna bem menos oneroso para a Microsoft colocar seus jogos no Day One para os assinantes, e como o foco é levar o Game Pass para a maior quantidade de dispositivos eletrônicos possíveis, sejam eles móveis ou não, ela conseguiria o retorno financeiro esperado com base na enorme quantidade de assinaturas.

- A Sony, por outro lado, investe muito em exclusivos e seria um tiro no pé colocá-los no dia do lançamento em seu serviço, pois dificilmente teria o retorno financeiro esperado a curto prazo e por isso cogita colocá-los meses após lançados.

- Já a Nintendo, bem, ela é a que mais investe em exclusivos, são muitos por ano e pelo menos metade deles são nichados, o que torna impensável para a empresa disponibilizá-los no serviço online, seja Day One ou não. Fora que o foco dela nunca foi o online, acredito eu, mas sim o multiplayer local.

- Resumindo essa novela, a Nintendo Switch Online é o serviço que tem menos a oferecer, e por isso o menos vantajoso, devo concordar, tornando as outras plataformas mais em conta desse ponto de vista. No entanto, nele os assinantes pagam pelo serviço para jogarem online e não para ter acesso aos jogos, que aqui são uma espécie de "brinde", enquanto no Game Pass e PS Plus, os assinantes pagam para ter acesso aos jogos e recebem de "brinde" a possibilidade de jogar online, ou seja, são propostas diferentes.

- Gostaria de também lembrar que não sou perfeito e que, pode acontecer de eu ter pulado algum outro lançamento de peso de alguma das plataformas e, caso tenha ocorrido, basta deixar um comentário abaixo que eu ficarei feliz em fazer essa alteração. No mais, quero saber o que acharam da minha opinião, concordam ou discordam?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Unnamed Memory tem adaptação em anime anunciado!

-  Foi anunciado recentemente pela Kadokawa que a série de light novels " Unnamed Memory " ganhará uma adaptação para anime em 2023. Naturalmente, um trailer e mais detalhes foram revelados. - " Unnamed Memory " terá direção de Kazuya Miura (" Uzaki-chan Wants to Hang Out! "), roteiro de Deko Akao (" The Case Study of Vanitas "), design de personagens por Chika Nomi (" Kemono Michi: Rise Up ") e a trilha sonora está por conta de Akito Matsuda (" Sound! Euphonium "). O estúdio responsável é o ENGI . - A título de curiosidade, " Unnamed Memory " é uma série de light novels escrita por Kuji Furumiya , inicialmente publicada em 2008 de forma independente pela autora. Em 2012, ela começou a publicar a série no site Shosetsuka ni Naro e em 2019 os livros começaram a ganhar uma versão impressa pela Kadokawa . A série de light novels possui seis volumes ao todo e sua adaptação em mangá está em publicação desde 2020. -

Nintendo Switch: Como Solucionar O ERRO 9001-2470!

(Imagem Ilustrativa.) - Se você é dono de um Nintendo Switch, com certeza já passou por esse problema ou ficou sabendo de alguém que tenha passado em algum momento, não é mesmo? Pois bem, para você que ainda não passou por isso (como eu) e que ainda não sabe do que se trata, eu te explico. O erro em questão ocorre quando você tenta comprar um jogo, seja na eShop BR ou numa eShop gringa, utilizando um cartão de crédito. - A mensagem recebida pelos usuários que já relataram passar por esse problema, é:  " Código de erro: 9001-2470 Não é possível usar este cartão de crédito. " e como são muitas as pessoas tendo problemas com esse maldito erro, cá estou para tentar ajudar você a gastar seu suado dinheirinho com a Nintendo caso isso também esteja lhe causando transtornos. - Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Nintendo já está ciente do problema e fornece ajuda aos seus usuários através do suporte online em seu próprio site oficial e que o problema não acorre somen