Pular para o conteúdo principal

Análise: Citizen Sleeper

- Depois de passar a última semana mergulhado no universo desse tão aclamado jogo indie, cá estou para contar-lhes um pouco mais sobre ele. Naturalmente, antes de mais nada, gostaria de agradecer a Jump Over The Age e a Fellow Traveller por me concederem a chave para mais uma análise aqui no site, então, muito obrigado e espero que todos gostem!

Sobre o jogo:

- Citizen Sleeper é um RPG de aventura desenvolvido pela Jump Over The Age e publicado pela Fellow Traveller para as plataformas Nintendo Switch, Xbox Series X|S, Xbox One e PC (Steam, Epic Games Store, GOG e Humble Store) no dia 05 de maio de 2022, seguido de uma versão para PlayStation 5 e PlayStation 4 no dia 31 de março de 2023.

- A começar pelo visual, bem, ele é incrível! Sério, a arte do jogo é cartoonizada e com aquela pegada futurista bem no estilo cyberpunk, com vários personagens que vão desde visuais mais simplistas até os mais exóticos. Já a trilha sonora é composta por um repertório majoritariamente de músicas mais calmas, dando lugar a algumas mais agitadas nos poucos pontos da história onde temos situações mais desesperadoras com uma leve pitada de ação, digamos assim.


- Em Citizen Sleeper você assume o papel de um Sleeper ou dorminhoco, se preferir, que nada mais é que um corpo robótico portando uma mente humana implantada. Na história você é um trabalhador Sleeper que foge da Essen-Arp, a empresa que te explorava e é dona do seu corpo. Durante a fuga você acaba parando numa estação em ruínas às margens de uma sociedade interestelar chamada de Erlin's Eye, lar de milhares de pessoas que apenas querem sobreviver à margem de uma sociedade capitalista universal. Ao chegar lá você deve encontrar uma maneira de sobreviver, visto que apesar de ser robótico, seu corpo não foi projetado para durar enquanto estiver longe da empresa que o criou.

- Enquanto procura uma maneira de se manter vivo, você acaba interagindo com outras pessoas e conhecendo suas histórias, te possibilitando ajudá-las ou não nesse processo. Aqui você estará envolto de intrigas e conspirações enquanto tenta sobreviver e se desvencilhar da Essen-Arp, pois você pertence a ela e ela irá te caçar, mandar pessoas atrás de você para levá-lo de volta.

Gameplay:

- O jogo possui uma narrativa impressionante, ela te deixa tão imerso na trama que você realmente parece estar numa mesa de RPG jogando com seus amigos, e além disso, Citizen Sleeper também utiliza vários outros elementos do RPG, como: Rolagem de dados, sistema de escolhas, árvore de habilidades, compra e venda de itens, gerenciamento de recursos e por aí vai. Aqui você também tem um sistema de ciclos que funcionam como dias, mas calma que eu vou tentar explicar de forma fácil como eles funcionam!


- Em todo início de ciclo você ganha uma quantidade de dados baseados na condição do seu personagem, até um máximo de 5 dados que vão de 1 a 6 na numeração. Cada ação a ser realizada no jogo requer a utilização de um desses dados e a taxa de sucesso é baseada no valor de cada um deles, sendo o 1 a chance mais baixa e o 6 a mais alta; ao utilizar todos os dados, você precisa passar de ciclo e faz isso indo até sua casa para descansar.

- Porém, como nem tudo são flores, cada vez que um novo ciclo se inicia as suas barras de condição e energia diminuem. Lembram quando eu disse logo acima que a quantidade de dados ganhados a cada ciclo varia de acordo com a sua condição? Pois é, tente mantê-la com bastante carga para conseguir realizar um maior número de ações por ciclo, pois algumas missões perduram por um tempo limitado deles e caso não consiga completar a tempo, falhará miseravelmente e nem adianta querer voltar o save, pois o jogo salva automaticamente a todo momento e não te permite salvar quando quiser.


- Já sua barra de energia funciona como se fosse um indicador de fome, então, tente manter ela sempre cheia pois caso inicie um ciclo com ela esgotada, uma das suas habilidades será bloqueada de forma aleatória, além da sua barra de condição ser consumida de forma mais rápida já que o que seria retirado da barra de energia passará a ser retirado dela a cada início de ciclo.

- No que se diz respeito a missões, temos de vários tipos: Encontrar ou investigar pessoas e/ou locais, hackear terminais, construir coisas e por aí vai. Todas elas são entregues por personagens com histórias e objetivos únicos, cada um mais interessante que o outro, fazendo com que você se apegue muito a boa parte deles e/ou odeie alguns deles.


- No mais, hora de falarmos um pouco sobre o desempenho do jogo, pois ele não roda totalmente liso no Switch, dando uma engasgada sempre que saímos de um ponto de interesse no mapa, além disso, não é localizado em português. Por não ser localizado a experiência com ele fica bastante comprometida, pois se trata de um jogo narrativo com muito texto (MUITO MESMO! Coisa de 5min. de gameplay e 10min. de diálogos) e se você não entende completamente o que está sendo dito, acaba não entendendo o que deve ser feito e muito menos a história, que é o forte do jogo.

- E para finalizar, Citizen Sleeper possui um ótimo custo benefício, considerando seu valor x tempo de gameplay e para quem está preocupado com espaço, ele ocupa apenas 1,5GB da capacidade do seu Micro SDXC, não se preocupe. E até a data desta matéria, o jogo teve três episódios pós-lançamento lançados e já teve uma sequência anunciada! Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nintendo Switch: Como Solucionar O ERRO 9001-2470!

(Imagem Ilustrativa.) - Se você é dono de um Nintendo Switch, com certeza já passou por esse problema ou ficou sabendo de alguém que tenha passado em algum momento, não é mesmo? Pois bem, para você que ainda não passou por isso (como eu) e que ainda não sabe do que se trata, eu te explico. O erro em questão ocorre quando você tenta comprar um jogo, seja na eShop BR ou numa eShop gringa, utilizando um cartão de crédito. - A mensagem recebida pelos usuários que já relataram passar por esse problema, é:  " Código de erro: 9001-2470 Não é possível usar este cartão de crédito. " e como são muitas as pessoas tendo problemas com esse maldito erro, cá estou para tentar ajudar você a gastar seu suado dinheirinho com a Nintendo caso isso também esteja lhe causando transtornos. - Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Nintendo já está ciente do problema e fornece ajuda aos seus usuários através do suporte online em seu próprio site oficial e que o problema não acorre somen

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Tudo o que você precisa saber sobre os cartões Micro SD!

- Resolvi deixar um pouco de lado as notícias sobre games para ganhar uma quantidade razoável de tempo a mais para ser capaz de produzir alguma coisa que fosse útil a vocês para facilitar suas compras e evitar prejuízo comprando a coisa errada ou algo do tipo, então, cá estou para falar sobre os cartões Micro SD. Muita gente andou me perguntando como saber quais são os melhores para se utilizar nos nossos queridos consoles e eu não podia deixá-los na mão. - Pois bem, antes de mais nada, é preciso que você entenda o que significa o termo Micro SD e quais os tipos diferentes de cartões existentes, então, confira as informações abaixo: Micro SD (Secure Digital): São cartões que variam de 4MB a 2GB de capacidade; Micro SD HC (Secure Digital High Capacity): São cartões que variam de 4GB a 32GB de capacidade; Micro SD XC (Secure Digital Extended Capacity): São cartões que variam de 64GB ao infinito e além. *Na prática, isso serve para que você saiba identificar onde vai colocar o cartão,