Pular para o conteúdo principal

[Análise]: Apico


- Confesso que ainda estou querendo relaxar, e jogar alguns joguinhos como este fazem bem para a minha cabeça, que clama por alguma coisa diferente de RPGs e outras coisinhas mais do gênero souls like que andei jogando nos últimos meses. Dito isso, gostaria de agradecer a publisher Whitethorn Games por me fornecer a chave de acesso ao jogo para que essa análise fosse possível, então, deixo aqui o meu muito obrigado!

[Vale lembrar que a versão do jogo analisada aqui foi a de PC (Steam)]

Sobre o jogo

- Apico é um jogo relaxante de simulação de apicultura desenvolvido pela TNgineers e publicado pela Whitethorn Games para as plataformas PC (Steam, Epic Games Store) no dia 20 de maio de 2022, Nintendo Switch no dia 7 de julho de 2022, PlayStation 5, PlaysStation 4 no dia 29 de setembro de 2022, Xbox Series X|S e Xbox One no dia 22 de junho de 2023.

- A começar pelos gráficos, o jogo possui um belo visual em pixel art que irá agradar boa parte dos fãs desse estilo, pois apesar de ter cenários simples, são bem feitos e atrativos. Com relação à trilha sonora, não temos nada de tão espetacular, mas as músicas são relaxantes e cumprem seu papel de não permitir que o jogo fique muito monótono e de deixar o jogador mais imerso no mundo.

- Agora, se você ficou curioso para saber sobre a história, calma que eu te conto um pouco sobre ela! Em Apico você é uma pessoa que largou seu trabalho chato na cidade grande para reviver as raízes da apicultura em sua família no Porto Apico.


Gameplay

- Em Apico você pode criar, coletar e conservar abelhas, mas engana-se quem acha que o jogo se resume a isso. Nele, também é possível coletar inúmeros recursos, como água, seiva das árvores, madeira, folhas, flores, penas de aves, favos de mel, entre outras coisas.

- O interessante aqui é a parte da criação de itens, pois você pode utilizar o que coletou para criar ferramentas que irão facilitar sua vida na hora de conseguir determinados materiais, além de poder construir várias máquinas para ajudar na produção de seus produtos, afinal, você também precisa vender o que produz para obter dinheiro, não é mesmo?

- Mas quais itens eu posso criar? Você deve estar se perguntado. Eu digo! Você pode criar pás, picaretas, martelos, lápis, machados, apiários, caixa de abelhas, engrenagens, extratores, fermentadores, serrarias e por aí vai. São tantas coisas que só fazendo uma enorme lista para lembrar de todos!


- Você também pode descobrir novas espécies de abelhas explorando os mapas ou fazendo o cruzamento entre espécies! Isso é muito interessante, já que algumas espécies são consideradas perdidas e as criando é possível que você consiga repovoar o meio ambiente com elas, consequentemente preservando a espécie. Tudo isso é possível graças a sua habilidade para construir apiários, que vão desde o básico até o avançado e é dentro deles que você fará os cruzamentos. Porém, repovoar o meio ambiente com espécies ameaçadas não é a única coisa que você pode fazer por ele, isso porque você também consegue plantar árvores e flores!

- A construção da sua casa também é uma parte muito legal do jogo, pois é possível personalizá-la de muitas formas, no meu caso, construí a casa próxima do meu apiário, com os equipamentos necessários bem organizados lá dentro também aproveitei para colocar um tapete estiloso e pregar algumas coisas nas paredes.

- O mapa do jogo é imenso e você pode acessar novas áreas fazendo uso de um barco, afinal, você está numa ilha. Até onde pude jogar, cerca de 80% ou mais desse jogo é baseado na realidade (ou seja, são coisas que realmente existem de verdade), sendo os outros 20% ou menos coisas fantasiosas para implementar a sua gameplay.


- O jogo é localizado em português, mas não sei dizer se eles ainda estão trabalhando para terminar a tradução de todos os itens ou se realmente esqueceram de alguns, pois cedo ou tarde você irá se deparar com trechos não traduzidos para o português, mesmo tendo escolhido o idioma para iniciar seu jogo. Fora isso, não tive problemas com bugs e outras coisas do tipo.

- No mais, o único ponto negativo nesse jogo, na minha opinião, é que ele é muito, mas muito demorado para se adquirir as coisas, visto que você precisa criar a maioria dos itens. Digo isso, pois, para criar determinados itens, você precisa de três ou quatro itens intermediários que também precisam ser feitos e gastam pelo menos dois ou três tipos de materiais diferentes para fazê-los. Obviamente, não é algo que atrapalhe o andamento do jogo, mas para algumas pessoas pode ser cansativo.

- Ah! Antes que eu me esqueça, o jogo vai te gerar horas e horas de jogatina, então seu custo x benefício no PC é extremamente justo e ele nem ocupa muito espaço no seu HD, apenas 250MB! Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nintendo Switch: Como Solucionar O ERRO 9001-2470!

(Imagem Ilustrativa.) - Se você é dono de um Nintendo Switch, com certeza já passou por esse problema ou ficou sabendo de alguém que tenha passado em algum momento, não é mesmo? Pois bem, para você que ainda não passou por isso (como eu) e que ainda não sabe do que se trata, eu te explico. O erro em questão ocorre quando você tenta comprar um jogo, seja na eShop BR ou numa eShop gringa, utilizando um cartão de crédito. - A mensagem recebida pelos usuários que já relataram passar por esse problema, é:  " Código de erro: 9001-2470 Não é possível usar este cartão de crédito. " e como são muitas as pessoas tendo problemas com esse maldito erro, cá estou para tentar ajudar você a gastar seu suado dinheirinho com a Nintendo caso isso também esteja lhe causando transtornos. - Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Nintendo já está ciente do problema e fornece ajuda aos seus usuários através do suporte online em seu próprio site oficial e que o problema não acorre somen

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Tudo o que você precisa saber sobre os cartões Micro SD!

- Resolvi deixar um pouco de lado as notícias sobre games para ganhar uma quantidade razoável de tempo a mais para ser capaz de produzir alguma coisa que fosse útil a vocês para facilitar suas compras e evitar prejuízo comprando a coisa errada ou algo do tipo, então, cá estou para falar sobre os cartões Micro SD. Muita gente andou me perguntando como saber quais são os melhores para se utilizar nos nossos queridos consoles e eu não podia deixá-los na mão. - Pois bem, antes de mais nada, é preciso que você entenda o que significa o termo Micro SD e quais os tipos diferentes de cartões existentes, então, confira as informações abaixo: Micro SD (Secure Digital): São cartões que variam de 4MB a 2GB de capacidade; Micro SD HC (Secure Digital High Capacity): São cartões que variam de 4GB a 32GB de capacidade; Micro SD XC (Secure Digital Extended Capacity): São cartões que variam de 64GB ao infinito e além. *Na prática, isso serve para que você saiba identificar onde vai colocar o cartão,