Pular para o conteúdo principal

[Análise]: Encodya

- Pois é, meus amigos, dei uma pausa nos life simulators para jogar mais um joguinho de puzzles, e hoje, estou aqui para apresenta-los ao jogo da vez. Passei os últimos dias jogando Encodya e acabei me no meio dos quebra-cabeças bem elaborados do jogo! Porém, antes de começarmos a falar bastante sobre ele, gostaria de agradecer a publisher Assemble Entertainment e a desenvolvedora Chaosmonger Studio por terem me fornecido, através do Keymailer, uma cópia da chave e permitido que essa análise acontecesse.

Sobre o jogo

- Encodya é um jogo Point-and-Click de aventura e puzzles desenvolvido pela Chaosmonger Studio e publicado pela Assemble Entertainment para a plataforma PC (Steam) no dia 26 de janeiro de 2021 e para os consoles Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One no dia 5 de novembro de 2021.

- A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual 2.5D naquela pegada cyberpunk sombria que muitos adoram, mas peca um pouco na trilha sonora, que apesar de tornar a sua aventura mais emocionante e palpável, as vezes se torna meio monótona.

- A trama do jogo se passa em uma cidade futurista chamada de Neo-Berlim, no ano de 2062. Você, enquanto na pele de Tina, uma jovem de nove anos, vive em um abrigo improvisado no topo de um dos prédios dessa megalópole sombria junto a seu grande e fiel robô protetor, o Sam-53. Infelizmente, sem a presença dos pais, ela teve que aprender a sobreviver sozinha e se vê obrigada a catar as sobras de comida em lixeiras para se manter viva. Mas o gatilho para iniciar sua aventura é o fato dela descobrir que seu pai lhe deixou uma missão: terminar seus planos para salvar o mundo do cinza!


Gameplay

- Encodya é um Point-and-Click de aventura e puzzles, ou seja, pode esperar por vários elementos na sua tela para interagir e descobrir como resolver os diversos quebra-cabeças ao longo do jogo. E já que falamos neles, os puzzles são mais difíceis do que parecem, mesmo no modo fácil! Você terá que descobrir quais itens combinar para resolver os problemas, mas pelo fato dos itens coletados não serem muito sugestivos, você acabará descobrindo mais cedo ou mais tarde as combinações necessárias por tentativa e erro, o que torna boa parte dos quebra-cabeças demorados. E por falarmos em itens, além de poder coletar e combinar, também é possível trocá-los por outros objetos que serão úteis mais a frente no jogo com os NPC's, além disso, você também pode alternar entre os personagens a qualquer momento, pois algumas coisas no cenário só são alcançadas com o Sam-53 e outros apenas com a Tina, fora que os diálogos mudam de acordo com o personagem que você está controlando, pois alguns só conversam com a Tina e outros só com o Sam-53.

- O jogo possui muitos personagens, uns bem carismáticos e outros, bem... um tanto quanto insuportáveis, fora que são vários cenários diferentes ao longo do jogo e você precisará revisitar boa parte deles para resolver os puzzles, que como mencionei anteriormente, são bem complicadinhos, mesmo pedindo dicas ao Sam-53, sim, é possível pedir dicas sobre o que fazer a ele, mas só no modo fácil, pois no difícil não dá.


- Agora, vamos ao que interessa, minha opinião sobre o jogo. Encodya é um jogo que possui puzzles bem elaborados e desafiadores, além de uma boa história e personagens cativantes mas que, apesar de conter muitos textos e diálogos para serem lidos, não possui localização em português, tem telas de carregamento bem demoradas e não é tão intuitivo, então se você for um iniciante no gênero de puzzles, pule fora.

- Apesar dos defeitos, eu me diverti bastante quebrando a cabeça para resolver os problemas do jogo, até porque, gosto muito desse gênero! Então deu para passar um pano em alguns detalhes. Meu veredito? Me arrisco a dizer que VALE A MINHA RECOMENDAÇÂO, pois o maior obstáculo no jogo é a falta de localização, mas isso não é nada que a maioria de nós não fossemos acostumados, então no meu caso, consegui jogar tranquilamente, mas se você acha que se incomodaria bastante com algum dos problemas que citei acima, melhor passar direto por este aqui, heim.


- No mais, o jogo possui um preço que na minha opinião é meio salgado, mas levando em consideração o número de horas que você irá jogá-lo e o espaço ocupado em seu Micro SDXC, apenas 4,3GB, considero um valor justo a ser pago. Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Unnamed Memory tem adaptação em anime anunciado!

-  Foi anunciado recentemente pela Kadokawa que a série de light novels " Unnamed Memory " ganhará uma adaptação para anime em 2023. Naturalmente, um trailer e mais detalhes foram revelados. - " Unnamed Memory " terá direção de Kazuya Miura (" Uzaki-chan Wants to Hang Out! "), roteiro de Deko Akao (" The Case Study of Vanitas "), design de personagens por Chika Nomi (" Kemono Michi: Rise Up ") e a trilha sonora está por conta de Akito Matsuda (" Sound! Euphonium "). O estúdio responsável é o ENGI . - A título de curiosidade, " Unnamed Memory " é uma série de light novels escrita por Kuji Furumiya , inicialmente publicada em 2008 de forma independente pela autora. Em 2012, ela começou a publicar a série no site Shosetsuka ni Naro e em 2019 os livros começaram a ganhar uma versão impressa pela Kadokawa . A série de light novels possui seis volumes ao todo e sua adaptação em mangá está em publicação desde 2020. -

[Notícias]: Shikanoko Nokonoko Koshitantan tem anime anunciado!

- Foi anunciado recentemente pela Twin Engine que o mangá de Shikanoko Nokonoko Koshitantan  (My Deer Friend Nokotan) será adaptado em anime e já teve estreia confirmada para o dia 7 de julho de 2024. -  Shikanoko Nokonoko Koshitantan  tem direção de Masahiko Ohta e roteiro de Takashi Aoshima , dupla que já trabalhou junta em diversos animes. O design de personagens está a cargo de Ayumu Tsujimura (animação-chave em filmes de Digimon Adventure tri.), trilha sonora por Yasuhiro Misawa (Himouto! Umaru-chan) e o WIT STUDIO está responsável pela animação. Confira o trailer a seguir: - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: Crunchyroll_pt - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .