Pular para o conteúdo principal

[Análise]: Guayota

- Já havia algum tempo que eu não jogava algo que fosse literalmente focado na resolução  de puzzles, até que tive a oportunidade de pôr as minhas mãos em Guayota, um joguinho que acabou me surpreendendo! Mas antes de começarmos, gostaria de agradecer a Plug In Digital, a Dear Villagers e a Team Delusion por liberarem uma chave de acesso ao jogo para que eu pudesse realizar esta análise e contribuir com a comunidade gamer compartilhando um pouco da minha opinião. No mais, bora lá conferir o que tenho a dizer!

Sobre o jogo

- Guayota é um jogo de aventura e puzzles desenvolvido pelo Team Delusion e publicado pela Plug In Digital para a plataforma Nintendo Switch, sendo a versão PC (Steam) publicada pela Dear Villagers no dia 13 de agosto de 2024.

- A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual 3D muito bonito, com o som e a trilha sonora criando a atmosfera perfeita para mergulhar os jogadores nessa incrível aventura.

- Agora, que tal saber sobre a história do jogo? Pode deixar que eu explico. Guayota é inspirado pelas lendas das Ilhas Canárias e na mitologia guanche, retratando a história de um grupo de exploradores espanhóis enviados para encontrar a lendária Ilha de São Brandão. Naturalmente, sua aventura o levará a explorar diversos templos antigos, onde cada um pertence a um deus antigo, então, como protagonista, você logo entenderá que esta ilha, considerada o paraíso na Terra, pode esconder segredos bem sombrios.


Gameplay

- Aqui você assume o papel de um explorador, que com o auxilio de uma tocha, adentra ruinas antigas para desvendar seus segredos. No entanto, é importante mencionar que no Mundo Real o fato de você utilizar uma tocha como fonte de luz o deixa com a visão limitada dentro dos templos, o que torna mais difícil localizar e desviar de todas as armadilhas (você é até capaz de esquivar delas utilizando seu "dash", mas diferentemente de outros jogos, aqui ele tem um tempo de recarga, então não é possível se esquivar sempre que quiser quando o intervalo de tempo for muito curto). Em outras palavras, de forma bem resumida, o que irá dificultar sua exploração nos templos enquanto estiver no Mundo Real será sua visão prejudicada pela pouca iluminação da tocha, a mobilidade reduzida do seu personagem e a grande quantidade de armadilhas pelo caminho.

- Agora que lhes alertei sobre as dificuldades de explorar os templos antigos no Mundo Real, vou lhes falar um pouco sobre o Mundo Espiritual. Quando a nossa tocha se apaga pela primeira vez (por conta das armadilhas) entramos numa espécie de transe, onde conhecemos um pequeno espírito chamado Maxio (ele é inofensivo e também faz parte da tradição canária), que passa a nos acompanhar no decorrer da história e nos ajuda a cruzar o véu para explorar o Mundo Espiritual. Dito isso, o que acontece no Mundo Espiritual? Eu lhes digo. O seu personagem possui "três pontinhos de vida", representados no canto superior esquerdo da sua tela como as chamas de uma tocha, e sempre que recebemos um golpe de alguma das armadilhas uma delas se apaga. Quando a tocha se apaga por completo, somos levados ao Mundo Espiritual, onde não mais teremos a visão prejudicada (pois a área será completamente revelada) e não haverão armadilhas! Mas não vá se animando ainda, pois é importante que saibam de mais algumas coisinhas.


- O Mundo Espiritual utiliza a mesma área que você estava como layout, retira as armadilhas e a sua visão prejudicada pela pouca iluminação da tocha, mas modifica os puzzles. Isso significa que: Enquanto no Mundo real a dificuldade era escapar das armadilhas para resolver os puzzles (que num geral eram mais fáceis), no Mundo Espiritual a dificuldade passa a estar nos puzzles, que são bem mais elaborados do que no Mundo Real.

- Vale mencionar que o jogo também está localizado em português do Brasil, o que vai facilitar e muito o entendimento da história no decorrer da gameplay. Ah! Antes que eu me esqueça, ele também possui mais de um final, então sugiro jogá-lo novamente para finalizar os puzzles tanto no Mundo Real quanto no Espiritual para terem acesso ao "verdadeiro final".


- Quanto a bugs e outros problemas técnicos, não me deparei com nenhum, o jogo roda muito bem no console, podem ficar tranquilos. Sua localização em português do Brasil e puzzles muito bem elaborados irão proporcionar boas horas de jogatina aos amantes desse gênero (mas não recomendo o jogo para iniciantes em jogos de puzzle, pois alguns deles nesse jogo são de fritar o cérebro).

- O jogo também possui um ótimo custo benefício e irá te proporcionar várias horas de gameplay caso queiram fazer o 100%, afinal, ele possui mais de um final. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte um bom jogo de aventura com puzzles. E se você tem problemas com o espaço do seu Micro SDXC, saiba que ele não ocupa muito espaço, apenas 3,7GB em sua versão para Nintendo Switch.

Confira o trailer do jogo a seguir:


- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sousou no Frieren: Mangá entra em hiato por tempo indeterminado!

- Segundo a edição mais recente da revista Shonen Sunday , o mangá Frieren e a Jornada para o Além ( Sousou no Frieren ) entrou em hiato, sem previsão de retorno. O premiado mangá é serializado desde abril de 2020 na revista Weekly Shonen Sunday , com nove volumes encadernados até então pela Shogakukan . - A título de curiosidade, a obra é escrita por Kanehito Yamada e ilustrada por Tsukasa Abe , além disso, já tem uma adaptação em anime anunciada para estrear este ano. No Brasil, o mangá é publicado pela editora Panini . Você pode conferir a capa do primeiro volume abaixo: Sinopse: A história depois de um grupo de heróis terem derrotado o Rei Demônio. Você acompanhará Frieren, uma elfa diferente dos seus três companheiros de viagem. Você verá o que ela viveu no mundo, o que ela sentiu depois da aventura ter terminado. E ainda, sua relação com os que ficaram e o que seria a oração para os mortos... “Essa história começa depois que a aventura termina”. “Uma fantasia pós-aventura que

Unnamed Memory tem adaptação em anime anunciado!

-  Foi anunciado recentemente pela Kadokawa que a série de light novels " Unnamed Memory " ganhará uma adaptação para anime em 2023. Naturalmente, um trailer e mais detalhes foram revelados. - " Unnamed Memory " terá direção de Kazuya Miura (" Uzaki-chan Wants to Hang Out! "), roteiro de Deko Akao (" The Case Study of Vanitas "), design de personagens por Chika Nomi (" Kemono Michi: Rise Up ") e a trilha sonora está por conta de Akito Matsuda (" Sound! Euphonium "). O estúdio responsável é o ENGI . - A título de curiosidade, " Unnamed Memory " é uma série de light novels escrita por Kuji Furumiya , inicialmente publicada em 2008 de forma independente pela autora. Em 2012, ela começou a publicar a série no site Shosetsuka ni Naro e em 2019 os livros começaram a ganhar uma versão impressa pela Kadokawa . A série de light novels possui seis volumes ao todo e sua adaptação em mangá está em publicação desde 2020. -

[Notícias]: Famitsu revela resultado da review de Nintendo World Championships: NES Edition!

- Como de costume, eis que estou aqui mais uma vez para repassar a vocês algumas notas de reviews da Famitsu, e desta vez, quero destacar a de "Nintendo World Championships: NES Edition" — O jogo recebeu uma ótima nota pela revista, que é especializada em videogames. Se você ainda não sabe nada sobre o jogo, leia o pequeno resumo abaixo: Teste suas habilidades em mais de 150 desafios em 13 jogos clássicos do NES™*! Dispute com jogadores do mundo todo online**, desafie seus amigos em sua casa*** ou tente ver até onde você consegue superar seus recordes pessoais. Você tem o que é necessário para ser o campeão? Os desafios mais difíceis podem realmente testar os seus limites! Existem mais de 150 desafios para escolher em vários níveis de dificuldade. Comece aos poucos vendo quão rápido você consegue passar pelo primeiro nível do jogo Super Mario Bros.™ ou a que velocidade você consegue devorar um inimigo no jogo Kirby’s Adventure™. Você pode desenvolver as habilidades necessária