- Depois de passar algumas semanas jogando Clair Obscur: Expedition 33, é chegada a hora de compartilhar a minha opinião sobre o jogo, mas antes disso, como de costume, gostaria de agradecer a Sandfall Interactive e a Kepler Interactive por me darem a honra de revisar o jogo. Dito isso, vamos ao que interessa!
[Vale lembrar que a versão do jogo analisada aqui foi a de PC (Steam)]
Sobre o jogo
- Clair Obscur: Expedition 33 é um RPG de fantasia sombria e combate por turnos desenvolvido pela Sandfall Interactive e publicado pela Kepler Interactive para as PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam) no dia 24 de abril de 2025.
- A começar pelos gráficos, o jogo apresenta um visual espetacular, com uma ambientação alternativa e sombria da França, inspirada em pinturas clássicas, com cenários que lembram obras de arte em movimento. A trilha sonora, composta por Lorien Testard, é incrível e complementa perfeitamente o tom melancólico e introspectivo da narrativa.
História
- A trama de Clair Obscur: Expedition 33 se desenvolve em um mundo marcado por um evento trágico e misterioso chamado Gommage. Todos os anos, uma figura enigmática conhecida apenas como A Artífice desenha no céu um número — e todas as pessoas que atingem essa idade simplesmente desaparecem da existência, como se nunca tivessem vivido.
- Para tentar pôr fim a esse ciclo cruel, os habitantes da ilha de Lumière organizam expedições ao continente, com a missão de enfrentar essa entidade e entender seu propósito. A história acompanha a 33ª expedição, liderada por Gustave, um engenheiro que sabe que tem apenas mais um ano de vida antes de ser "apagado".
Gameplay
- Aqui, o que mais chama atenção é o sistema diferenciado que mistura elementos de combate por turno e mecânicas de ação com aquela pitada de soulslike que todo mundo gosta ou não. Entendeu? Não?! Eu explico: Os combates do jogo são por turnos, mas exigem que você fique o tempo todo em alerta, pois é possível se esquivar ou aparar os golpes dos inimigos, permitindo aos jogadores evitarem danos e garantirem contra-ataques poderosos nos oponentes.
- Além do combate diferenciado, Clair Obscur: Expedition 33 oferece a você tudo que um RPG raiz tem de melhor: variedade em armas e equipamentos, sistema de níveis, árvores de talento e incremento de habilidades, compra, venda e drop de itens, muitas criaturas diferentes para enfrentar e um vasto mapa para explorar.
- E já que tocamos no assunto, a exploração dos mapas é extremamente recompensadora, isso porque com isso, você acaba garantindo vários itens que vão desde gold e materiais para upar equipamentos até novas armas e aparências para os seus personagens. Fora que existem alguns inimigos raros e poderosos espalhados pelos mapas, então se pretendem aumentar o desafio da gameplay, já sabem o que fazer, né?!
- O jogo encontra-se completamente localizado em português do Brasil, outro ponto extremamente positivo para o público brasileiro, permitindo que possam entender perfeitamente sua história. E falando nela, a narrativa é outro ponto muito forte aqui, pois além de aprofundar bastante nos personagens é cheia de surpresas e reviravoltas eu mesmo fiquei chocado com alguns acontecimentos.
- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, encontrei apenas pequenos bugs visuais, além de ter conseguido ficar preso no canto de uma sala, fora isso, o jogo rodou perfeitamente bem no meu PC*, sem maiores problemas.
- Dito isso, acredito que esses pequenos problemas não ofuscam o combate inovador, personagens profundos e carismáticos, estilo visual deslumbrante e trilha sonora espetacular que o jogo oferece.
- Embora eu não tenha me incomodado com isso, é sempre bom mencionar alguns pontos que podem afastar o novatos, como a falta de mapa na exploração e mecânicas que podem ser desafiadoras para iniciantes.
*Rodei o jogo num PC com a seguinte configuração: Ryzen 5 3600x, 32GB de RAM, SSD e uma placa de vídeo GTX 1660.
Confira o trailer do jogo a seguir:
- O jogo oferece um ótimo custo x benefício, entregando aos jogadores muito mais que vários AAA já lançados no mercado e podem ter certeza que ele irá render várias e várias horas de gameplay bastante diferenciada com os combates misturando ação com turnos, muita coisa para encontrar explorando e muitos inimigos poderosos para testar suas habilidades. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte um bom RPG raiz de combate por turnos. E se você tem problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar 55,0GB em sua versão para PC (Steam).
Conclusão
"Clair Obscur: Expedition 33 é uma obra-prima que combina narrativa envolvente, mecânicas de combate inovadoras e uma apresentação visual e sonora impressionantes. Apesar de alguns desafios na curva de aprendizado, o jogo oferece uma experiência rica e gratificante para os fãs de RPGs que buscam algo novo e emocionante. O jogo é nota 10/10."
"Clair Obscur: Expedition 33 is a masterpiece that combines an engaging narrative, innovative combat mechanics, and stunning visual and audio presentation. Despite some challenges in the learning curve, the game offers a rich and rewarding experience for RPG fans seeking something new and exciting. The game deserves a 10/10."
"『Clair Obscur: Expedition 33』は、魅力的なストーリー、革新的な戦闘システム、そして圧倒的なビジュアルと音響を融合させた傑作です。習得にはやや難しさがあるものの、新しく刺激的なRPG体験を求めるファンにとって、非常に満足度の高い作品です。評価は10点満点中10点です。"
- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.
- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário