- Depois de passar bastante tempo explorando um planeta inóspito em Star Overdrive, cá estou para levar até vocês minha humilde opinião sobre o jogo, mas claro, antes disso, gostaria de agradecer o pessoal da Caracal Games e Dear Villagers por me fornecerem a chave de acesso ao jogo, possibilitando a criação desta análise. Dito isto, vamos ao que interessa!
Sobre o jogo
- Star Overdrive é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Caracal Games e publicado pela Dear Villagers para as plataformas Nintendo Switch e PC (Steam) no dia 10 de abril de 2025.
- A começar pelos gráficos, Star Overdrive oferece ambientação e personagens bem desenhados e de cores vivas e vibrantes, que se somam a um visual de estética retrofuturista dos anos 80 com elementos de ficção científica. A trilha sonora é um espetáculo, posso dizer que ele possui um estilo musical marcante que mistura guitarras distorcidas e sintetizadores, que deixam o jogador completamente imerso durante a exploração do mapa, e claro, nas batalhas.
História
- Após interceptar um sinal de socorro misterioso, você, o protagonista Bios, se vê abandonado em um planeta enigmático chamado Cebete. Lá, você desvendará o mistério por trás do desaparecimento de sua amada Nous e da equipe de mineração que trabalhava no planeta.
Gameplay
- Armado com sua versátil Keytar e Hoverboard avançado, você percorrerá diversos biomas, enfrentará desafios e evoluirá seus poderes ocultos durante a aventura, então, vamos destrinchar um pouco as informações.
- O principal diferencial de Star Overdrive é o uso do hoverboard como meio de locomoção. A movimentação é fluida e responsiva, mas meio problemática no começo com relação as curvas e paradas, pois essa "dirigibilidade" é meio complicada até você pegar um pouco de prática e upgrades, claro. Ele também permite manobras como flips e grinds que aumentam a velocidade e desbloqueiam novas áreas onde a exploração é incentivada por biomas distintos e desafios que testam as habilidades do jogador com seu hoverboard.
- As dungeons oferecem puzzles criativos que lembram muito os santuários de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, utilizando habilidades especiais para resolver desafios ambientais. Porém, embora alguns sejam bem elaborados, outros sofrem com alguns problemas técnicos de design e falta de clareza visual, tornando a experiência um pouco inconsistente.
- O combate, no entanto, é o ponto mais fraco do jogo. Utilizando uma "Keytar" como arma, as batalhas inicialmente parecem muito boas, mas carecem de profundidade e impacto, com inimigos que absorvem bastante dano (ainda mais no início) e controles que são pouco precisos. Além disso, a progressão pode ser frustrante, com sistemas de crafting pouco recompensadores e que demoram para conseguirmos progresso satisfatório.
- O jogo encontra-se completamente localizado em português do Brasil, permitindo que os brasileiros tenham uma experiência ainda mais legal. Isso porque irão entender perfeitamente os tutoriais e diálogos durante o jogo, além de poder aproveitar a leitura das mensagens gravadas em fitas que você pode encontrar pelo mapa e que dão profundidade a história.
- E já que falei das fitas espalhadas pelo mapa, o jogo conta com várias coisinhas colecionáveis e pontos de interesse espalhados por ele e cabe a você explorar e coleta-los. Além disso, lembrem-se que existe um sistema de crafting, que embora não seja muito recompensador, precisa de vários itens para fabricar as melhorias necessárias para progredir tranquilamente no jogo, então, coletem tudo que passar pela frente.
- Já com relação a bugs e outros tipos de problema, não encontrei nenhum, no Nintendo Switch, o jogo apresenta desempenho muito bom e gráficos impressionantes. No entanto, há relatos de algumas pessoas sobre quedas de frame rate em momentos de ação intensa e texturas de baixa resolução em objetos muito distantes distantes, então fica o alerta para você que é muito criterioso com o que joga.
Confira o trailer abaixo:
- Apesar de possuir combates pouco satisfatórios, o jogo tem um fator exploração muito bom, e um mapa de mundo aberto cheio de coisas para coletar e locais para explorar, além de possuir um bom custo benefício. Isso fará com que você passe muitas horas se divertindo com o jogo. Vale lembrar que ele também não ocupa muito espaço em seu Micro SDXC, então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para você que curte se aventurar e explorar novos planetas.
Conclusão
"Star Overdrive é uma experiência visualmente cativante que brilha em sua mecânica de hoverboard e ambientação única. Contudo, falha em oferecer um combate envolvente e uma progressão satisfatória, o que pode afastar jogadores em busca de uma experiência mais coesa. Para aqueles que valorizam exploração e estilo visual, o jogo oferece momentos memoráveis, mas não alcança todo o seu potencial. O jogo é nota 8/10."
"Star Overdrive is a visually captivating experience that shines in its hoverboard mechanics and unique setting. However, it fails to deliver engaging combat and satisfying progression, which may deter players seeking a more cohesive experience. For those who value exploration and visual style, the game offers memorable moments, but it doesn’t fully reach its potential. The game scores 8 out of 10."
"『Star Overdrive(スター・オーバードライブ)』は、ホバーボードの操作性と独特な世界観が光る、視覚的に魅力的な体験です。しかし、戦闘の没入感や満足のいく成長システムには欠けており、より一貫した体験を求めるプレイヤーには物足りないかもしれません。探索やビジュアルスタイルを重視する人にとっては記憶に残る瞬間がある一方で、その潜在能力を完全には発揮していません。評価は10点中8点です。"
- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.
- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário