- Depois de passar alguns dias desvendando mistérios e lutando contra demônios em RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, cá estou para compartilhar um pouco da minha experiência com o jogo, mas antes de começarmos, gostaria de agradecer ao pessoal da SEGA e da ATLUS por continuarem a apoiar meu trabalho e cederem uma chave para produção de conteúdo sobre o jogo. Agora, sem mais enrolação, vamos ao que interessa!
Sobre o jogo
- RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army é um jogo de RPG, ação e aventura desenvolvido pela ATLUS e publicado pela SEGA para as plataformas Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC (Steam) no dia 19 de junho de 2025.
- A título de curiosidade, RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army foi originalmente lançado para o PlayStation 2 em 2006, sob o nome Devil Summoner: Raidou Kuzunoha vs. The Soulless Army, sendo um spin-off ousado da série Shin Megami Tensei.
- A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual remasterizado excelente, com sprites retrabalhados, texturas mais limpas e uma UI mais refinada que preservaram o charme Noir/Anime do jogo.
- A trilha sonora é um outro ponto forte do jogo, pois as músicas, em sua grande maioria jazzística, casam perfeitamente com o tom detetivesco-sobrenatural do jogo.
História
- A trama gira em torno de uma jovem herdeira que se aproxima da Agência de Detetives Narumi com um pedido um tanto estranho... matá-la. Sem mais explicações, a garota acaba sendo sequestrada e o detetive aprendiz Raidou Kuzunoha XIV (você), que trabalha como um Invocador de Demônios designado para proteger a Capital, assume o caso. Agora, você deve trabalhar com seus aliados demônios para desvendar os mistérios que bloqueiam seu caminho. O que antes era um caso de pessoas desaparecidas, logo se transforma em uma conspiração que abalará não apenas a Capital, mas toda a nação.
Gameplay
- Nesta parte, acho melhor começarmos pelo foco central do jogo, que é a exploração e investigação, onde você, enquanto Raidou, deve conversar com os demais personagens da trama para reunir pistas e solucionar os mistérios. Aqui também é importante mencionar que você pode ser auxiliado pelos demônios que capturou ao longo da jornada, pois alguns deles possuem habilidades úteis como voar, ler mentes e dar uma estimulada nas emoções das pessoas, facilitando a obtenção de pistas que podem ser decisivas na resolução dos casos — Sem contar que alguns deles podem ajudar na investigação acessando lugares onde Raidou não poderia, já que demônios não podem ser vistos por pessoas normais e ele sim.
- Diferentemente da série Shin Megami Tensei, onde os combates são por turnos, em RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army eles são em tempo real, com possibilidade de movimentação livre e invocação de demônios para auxiliar os jogadores durante os combates. Naturalmente, os demônios do jogo possuem suas próprias habilidades e combina-las para explorar as fraquezas elementais de cada inimigo tornam-se cruciais, pois quando atingidos dessa forma eles acabam paralisados por um tempo e infligir dano a eles enquanto neste estado acaba sendo muito mais eficiente.
- E já que tocamos nesse assunto, devo dizer que um dos pontos negativos do jogo é o fato de você ser obrigado a usar as fraquezas dos inimigos caso queira causar dano considerável a eles, pois a sensação que tive ao combate-los utilizando a pistola e espada que o Raidou carrega foi muito deprimente, pois caso não explore as fraquezas, o dano causado é quase insignificante, tornando as batalhas mais demoradas que o normal em determinados momentos.
- Essa fraquezas podem ser exploradas de duas formas: A primeira é utilizar as habilidades dos seus demônios durante o combate e a segunda é utilizar as suas próprias habilidades, já que Raidou não se defende apenas com a pistola e espada que carrega. Cada habilidade tem um custo de MA (que funcionam como mana) então devem ser gerenciadas com sabedoria, exatamente por isso, durante as batalhas, é possível habilitar ou desabilitar a utilização delas pelos demônios para evitar desperdícios.
- Ainda sobre as habilidades, ao longo do jogo Raidou irá adquirir algumas, mas após cada uso elas acabam entrando em recarga e não poderão ser utilizadas durante um tempo e é durante esse período que você deve usar e abusar da sua pistola e espada, mas como eu disse anteriormente, não causam muito dano, mesmo adicionando bastante pontos em ST (que funcionam com a força do seu personagem dentro do jogo).
- Bem, além de tudo que já foi citado anteriormente, é importante mencionar que tanto você quantos os demônios podem subir de nível e adquirir novas habilidades. A cada nível ganho você adquire um ponto para distribuir entre ST (Força), MA (Mana), Vi (Vitalidade) e LU (Sorte), além de com o tempo ganhar novos títulos, habilidades e a possibilidade de carregar mais demônios para as missões. Já as pequenas criaturas trevosas melhoram seus atributos automaticamente a cada nível e esporadicamente ganham novas habilidades úteis em combate, como cura, dano de fogo, elétrico, gélido e por aí vai.
- Por fim, mas não menos importante, é inegável que durante as batalhas quem acaba causando mais dano aos inimigos são os demônios que Raidou acaba invocando para auxilia-lo, então é de extrema importância que você os fortaleça e, para isso, existem várias formas: A principal é fazer fusões entre eles para aumentar seus pontos de vida e força ofensiva, mas é possível ensinar habilidades através de itens e subir eles de nível batalhando ou também através da utilização de alguns itens.
- Apesar de todas as qualidades, o jogo infelizmente não se encontra localizado em português do Brasil, o que é uma pena, pois dificulta o entendimento da história para os mais leigos no idioma inglês.
- Quanto a bugs e outros tipos de problema, não encontrei nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no meu Nintendo Switch 2, sendo possível aproveitar a experiência proporcionada por ele sem nenhum contratempo.
Confiram o trailer abaixo:
- O jogo possui valor um pouco elevado na sua versão standard, mas posso dizer que ainda assim ele tem o custo benefício muito bom considerando as várias horas de gameplay oferecidas por ele, além de uma história bastante envolvente e mecânicas muito legais com fusões e exploração de fraquezas. Também é importante lembrar que ele não é tão pesado e ocupará um espaço de 12,8GB em seu Micro SDXC. Então posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para você que curte um bom RPG de ação envolto em mistérios e batalhas empolgantes.
Conclusão
"RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army é um presente para fãs de longa data da série Shin Megami Tensei e um convite estiloso para novatos explorarem um canto menos conhecido do universo ATLUS. Ainda que suas origens como um jogo de PS2 sejam evidentes, os aprimoramentos modernos e a narrativa única fazem dele uma experiência memorável e atmosférica — especialmente para aqueles fascinados pelo ocultismo japonês, investigação sobrenatural e demônios. O jogo é nota 8/10."
"RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army is a gift for longtime fans of the Shin Megami Tensei series and a stylish invitation for newcomers to explore a lesser-known corner of the ATLUS universe. While its PS2 origins are still apparent, modern enhancements and a unique narrative make it a memorable and atmospheric experience — especially for those fascinated by Japanese occultism, supernatural investigation, and demons. The game scores 8 out of 10."
"『RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army』は、長年の真・女神転生シリーズのファンにとっての贈り物であり、ATLUSの世界のあまり知られていない一面を探求するためのスタイリッシュな招待状でもあります。PS2時代のルーツは今でも感じられますが、現代的な改良と独特な物語性により、印象的で雰囲気のある体験となっています。特に、日本のオカルトや超常現象の調査、悪魔に魅了されている人々にはたまらない作品です。本作の評価は8/10です。"
- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário