Pular para o conteúdo principal

[Análise]: How 2 Escape: Lost Submarine


- Depois de passar alguns dias jogando How 2 Escape: Lost Submarine, eis que estou aqui para compartilhar com vocês a minha opinião sobre ele, mas antes disso, gostaria de agradecer ao pessoal da Breakfirst Games Maximum Entertainment por confiarem no meu trabalho e cederem gentilmente uma chave de acesso ao jogo para produção de conteúdo. Dito isso, vamos ao que interessa!

Sobre o jogo

- How 2 Escape: Lost Submarine é um jogo de aventura desenvolvido pela Breakfirst Games e publicado pelas editora Maximum Entertainment para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC (Steam) no dia 24 de junho de 2025.

- A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual simples e minimalista, mantendo o estilo do primeiro jogo, mas com melhorias perceptíveis na ambientação. No entanto, há momentos em que a repetição de texturas e o visual simplificado podem parecer simplórios, especialmente em áreas menos importantes da nave, mas os efeitos de luz, os vazamentos de água e as rachaduras que aumentam conforme o tempo passa reforçam o senso de urgência e funcionam muito bem.

- A trilha sonora é discreta, mas bem inserida. Em vez de uma música constante, o jogo aposta em sons ambientes e efeitos tensos que variam conforme o progresso do jogador. Os alarmes, os sons de metal rangendo e o abafado da água ao redor aumentam a sensação de confinamento.

- Durante os momentos de puzzle, o som é mais contido, permitindo que a comunicação entre os jogadores (em tempo real) seja o foco. Já nos momentos críticos, o som se intensifica — um bom truque psicológico para induzir pressa e erro.


História

- Em How 2 Escape, How 2 Escape: Lost Submarine, você e um amigo trabalham juntos para localizar um submarino desaparecido e evitar o início de uma guerra mundial.

- Uma importante base militar aliada foi capturada por forças inimigas, levando o governo a ordenar preventivamente o lançamento de um torpedo para recuperá-la — apesar de potencialmente causar inúmeras mortes de aliados.

- No entanto, após discussões internas e negociações com o inimigo, o governo abortou o ataque que potencialmente causaria uma guerra mundial. O único problema é que "The Triumphant", o submarino carregando o torpedo, saiu do alcance das comunicações e ninguém consegue confirmar se as ordens para abortar foram recebidas.

- Para evitar a guerra, o governo confiou a tarefa a seus dois melhores peritos, oficiais Haurée e Leroy, para encontrar "The Triumphant" antes que o tempo acabe. Esses dois gênios estratégicos da frota de submarinos enfrentarão uma realidade que não esperavam, já que decisões recentes desencadearam um dilema moral entre os marinheiros subaquáticos.

Gameplay

- O ponto chave do jogo está na jogabilidade cooperativa, pois, assim como no jogo anterior da série, um jogador assume o papel da pessoa presa (desta vez, em um submarino prestes a afundar), enquanto o outro tem acesso a informações externas — mapas, senhas, manuais e dicas — geralmente via aplicativo complementar ou navegador web (neste caso, via aplicativo).

- O diferencial de Lost Submarine está nos puzzles mais elaborados, que misturam lógica, observação e até mesmo controle de recursos, como oxigênio e pressão. Os enigmas são variados e bem escalonados, começando simples e se tornando progressivamente mais complexos e estressantes a medida que o jogador avança.


- A comunicação entre os jogadores é fundamental. A falta de clareza ou organização pode custar minutos preciosos e levar a falhas. O jogo é claramente pensado para ser jogado a dois, e acaba perdendo todo o sentido fora desse formato ou seja, existe falta de acessibilidade para aqueles que desejam jogar sozinhos.

- Vale também mencionar que o aplicativo usado para auxiliar os jogadores não é muito intuitivo e alguns puzzles podem acabar frustrando os jogadores devido a sua dificuldade.


- Felizmente, o jogo se encontra localizado em português do Brasil, o que facilita e muito a compreensão das pistas por parte daqueles com dificuldades na leitura de outras línguas.

- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, encontrei alguns, mas nada que travasse o meu progresso a ponto de ter que reiniciar o jogo ou coisas do tipo, são eles: Objetos que "somem" ou não respondem temporariamente, exigindo que eu tivesse que sair da sala e retornar para reativar o puzzle e falhas na trilha sonora, como músicas que param de tocar ou efeitos sonoros que se sobrepõem de forma exagerada (geralmente após longas sessões sem pausa). No mais, não tive maiores problemas, o jogo rodou belezinha no console.

Confiram o trailer a seguir:


- O jogo possui um ótimo custo x benefício, pois além de ser baratinho, ainda irá te proporcionar de 2h a 4h de jogatina, podendo ser um pouco mais ou um pouco menos, tudo dependerá da sua habilidade na resolução dos puzzles e da comunicação com o outro jogador. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÂO para você que busca por experiências fora dos padrões e resolução de puzzles. Vale lembrar que se estiver com problemas de espaço no seu console, não se preocupe, pois o jogo ocupa apenas 3,8GB de espaço em seu Micro SDXC.

Conclusão

"How 2 Escape: Lost Submarine é um excelente exemplo de como o design assimétrico pode criar experiências únicas e memoráveis. Seu maior trunfo está na necessidade real de cooperação, que aproxima os jogadores e testa não só o raciocínio lógico, mas também a comunicação e a paciência, sendo uma ótima pedida para quem busca uma experiência de puzzle tensa, envolvente e diferente do comum. O jogo é nota 7/10."

"How 2 Escape: Lost Submarine is an excellent example of how asymmetric design can create unique and memorable experiences. Its greatest strength lies in the real need for cooperation, which brings players closer together and tests not only logical thinking but also communication and patience. It’s a great choice for those looking for a tense, engaging, and unconventional puzzle experience. The game scores a 7/10."

"『How 2 Escape: Lost Submarine』は、非対称デザインがいかにユニークで記憶に残る体験を生み出せるかを示す素晴らしい例です。本作の最大の強みは、真の協力が求められる点にあり、プレイヤー同士の距離を縮めると同時に、論理的思考だけでなく、コミュニケーション能力や忍耐力も試されます。緊張感があり没入感の高い、他とは一味違うパズル体験を求めている人にぴったりの作品です。評価は7/10です。"

- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Notícias]: Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai estreará em 2025!

- Foi divulgado recentemente que o novo anime de Seishun Buta Yarou , intitulado de Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai (Rascal Does Not Dream of Santa Claus) que adaptará o Arco do Estudante Universitário, estreará em 2025. - A título de curiosidade, Santa Claus é o 13º volume da franquia (o 14 sai em poucos dias) — O filme mais recente adaptou o 9º volume, então presume-se que o anime deva adaptar do 10º ao 13º volume, mas ainda não está claro se a animação será um filme ou algo seriado. Vale lembrar que a novel já está no arco final. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Mangá de Tomodachi Game chegará ao fim no próximo volume!

- Foi divulgado recentemente que o mangá Tomodachi Game , com autoria de Yuki Sato , será encerrado ao 26º volume — Apesar de Sato escrever e quadrinizar, o conceito da série é de Mikoto Yamaguchi . - O quadrinho é seriado na Bessatsu Shonen Magazine , da editora Kodansha , desde 2013, contando com 25 volumes compilados até o momento e já inspirou um anime, um dorama para TV e dois filmes live-action. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, triste com o fim da trama? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Kaoru Hana wa Rin to Saku tem adaptação em anime anunciada!

- Foi anunciado recentemente pela Aniplex que o mangá Kaoru Hana wa Rin to Saku (The Fragrant Flower Blooms With Dignity) será adaptação para anime de TV em 2025 — A série é uma produção do estúdio CloverWorks . - Kaoru Hana wa Rin to Saku é originalmente um mangá com autoria de Saka Mikami que está em publicação desde 2021 nas páginas da Magazine Pocket . A obra conta até o momento com 13 volumes encadernados pela editora Kodansha . - Um trailer, juntamente com uma ilustração de Mikami comemorando o anúncio do anime foram divulgados. Confira o trailer a seguir: - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: Crunchyroll_pt - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .