Pular para o conteúdo principal

[Análise]: The Wandering Village


- Depois de passar um tempo jogando The Wandering Village, eis que chega o momento em que eu devo compartilhar com vocês a minha humilde opinião a respeito do jogo, mas antes de começarmos, gostaria de agradecer ao pessoal da Stray Fawn Studio e da WhisperGames por gentilmente me cederem uma cópia do jogo, tornando possível esta análise. Agora que os devidos agradecimentos foram feitos, vamos ao que interessa!

Sobre o jogo

- The Wandering Village é um jogo de simulação, construção e gerenciamento de cidades desenvolvido pela Stray Fawn Studio e publicado pela Stray Fawn Publishing e WhisperGames para as plataformas Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC (Steam, macOS, Linux e compatível com Steam Deck) no dia 17 de julho de 2025.

- A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual muito bonito que mistura  o 2D dos personagens e construções com o 3D dos transmitem um ar quase de aquarela, lindo quando visto de longe ou de perto.

- A trilha sonora consiste em melodias tribais simples e rústicas, com percussão e flautas suaves que se encaixam perfeitamente com o clima do jogo, onde dependendo do bioma, as músicas mudam de forma sutil. Sons ambientais, como martelos, cordas e água, aproximam o jogador da realidade da vila em constante expansão.


História

- Em The Wandering Village somos apresentados a um mundo onde plantas misteriosas estão se espalhando e difundindo esporos tóxicos pela atmosfera da Terra conforme crescem. Neste cenário, um pequeno grupo de sobreviventes busca abrigo nas costas de uma criatura gigante que eles chamam de "Onbu". A partir daí, sua missão é se tornar o líder desse povo, ajudando a construir um povoado sobre a criatura e sobreviver ao ambiente inóspito no qual o planeta se tornou enquanto pesquisam formas de salva-lo.


Gameplay

- Como dito anteriormente, aqui você é o líder de um povo que agora vive nas costas de uma enorme criatura que viaja pelo mapa atravessando vários tipos de bioma que nem sempre são agradáveis. O ponto forte do jogo está em tentar manter um equilíbrio entre produção dos recursos e seu relacionamento com o Onbu.

- Quanto melhor o relacionamento do povo com a criatura, mas chances você terá dela obedecer os seus comandos através da do "chifre gigante" uma espécie de trombeta utilizada para delegar alguns comandos ao Onbu. Esses comandos são essenciais para superar desafios que podem prejudicar bastante a sobrevivência dos moradores da vila.


- Você pode, por exemplo, tocar o chifre gigante e ordenar que o Onbu corra durante uma tempestade para evitar que suas construções mais frágeis sejam destruídas ou atravessar mais rapidamente um deserto que, por conta do calor, acaba prejudicando a coleta de água e a colheita nas plantações; Ele pode ser ordenado a parar para descansar quando estiver com níveis mais elevados de cansaço e por aí vai.

- Porém, é necessário cuidado, pois algumas atividades essenciais para a sobrevivência do seu povo afetam diretamente a saúde e o seu relacionamento com a criatura, o que significa dizer que se não manter uma boa relação com o Onbu, ele dificilmente obedecerá seus comandos, o que pode te fazer passar por apuros em momentos de crise.


- Gerenciar esse povoado não é tão fácil quanto parece, pois além da boa relação com o Onbu, você também precisa ter uma boa relação com os moradores do vilarejo, pois a "felicidade" deles precisa estar alta para que atraiam mais sobreviventes para morar e consequentemente contribuir com o crescimento do vilarejo, pois, se estiverem infelizes, podem ameaçar abandonar o local. Falta de alimentação e moradia ou da qualidade delas também impactam na felicidade deles, então prestem atenção nisso.

- A rejogabilidade aqui é incentivada pelos modos de jogo adicionais e pela complexidade de se gerenciar o vilarejo, pois é comum precisar de várias tentativas até dominar os sistemas de pesquisa, coleta de recursos e cuidados com a criatura, fora que as vezes são necessárias algumas horas para descobrir funcionalidades básicas, como upgrades em edifícios, já que há muito o que se fazer por lá.


- O jogo encontra-se completamente localizado em português do Brasil, facilitando o entendimento das missões e das descrições dos prédios que você precisará construir para expandir o vilarejo.

- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, não presenciei nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no Nintendo Switch 2.

Confira o trailer abaixo:


- O jogo também possui um ótimo custo benefício, valor acessível e justo para um jogo que vai levar muitas horas até ser finalizado, além de ter alguns modos de jogo para explorar e um fator replay bem elevado. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para você que curte um bom simulador de construção de cidades bem acolhedor para jogar por algumas horas no fim de semana.

Conclusão

"The Wandering Village se destaca principalmente pela originalidade e combinação entre construção de vila e relacionamento tanto com seu povo quanto com a criatura gigante, enquanto viajam por um mundo arruinado. No entanto, embora tenha a narrativa simples e o sistema de progressão um pouco difícil para iniciantes, o jogo pode sim ser considerado uma experiência gratificante e encantadora. O jogo é nota 8/10."

"The Wandering Village stands out mainly for its originality and the combination of village building with developing relationships both with your people and the giant creature as you travel through a ruined world. However, despite having a simple narrative and a progression system that can be a bit challenging for beginners, the game can indeed be considered a rewarding and charming experience. The game earns a score of 8/10."

"The Wandering Village は、村の建設と住民や巨大な生物との関係を組み合わせ、荒廃した世界を旅するという独自性で際立っています。ただし、物語はシンプルで、進行システムは初心者にとってやや難しい部分もありますが、このゲームは確かに魅力的でやりがいのある体験といえるでしょう。評価は8/10です。"

- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Notícias]: Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai estreará em 2025!

- Foi divulgado recentemente que o novo anime de Seishun Buta Yarou , intitulado de Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai (Rascal Does Not Dream of Santa Claus) que adaptará o Arco do Estudante Universitário, estreará em 2025. - A título de curiosidade, Santa Claus é o 13º volume da franquia (o 14 sai em poucos dias) — O filme mais recente adaptou o 9º volume, então presume-se que o anime deva adaptar do 10º ao 13º volume, mas ainda não está claro se a animação será um filme ou algo seriado. Vale lembrar que a novel já está no arco final. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Mangá de Tomodachi Game chegará ao fim no próximo volume!

- Foi divulgado recentemente que o mangá Tomodachi Game , com autoria de Yuki Sato , será encerrado ao 26º volume — Apesar de Sato escrever e quadrinizar, o conceito da série é de Mikoto Yamaguchi . - O quadrinho é seriado na Bessatsu Shonen Magazine , da editora Kodansha , desde 2013, contando com 25 volumes compilados até o momento e já inspirou um anime, um dorama para TV e dois filmes live-action. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, triste com o fim da trama? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Kaoru Hana wa Rin to Saku tem adaptação em anime anunciada!

- Foi anunciado recentemente pela Aniplex que o mangá Kaoru Hana wa Rin to Saku (The Fragrant Flower Blooms With Dignity) será adaptação para anime de TV em 2025 — A série é uma produção do estúdio CloverWorks . - Kaoru Hana wa Rin to Saku é originalmente um mangá com autoria de Saka Mikami que está em publicação desde 2021 nas páginas da Magazine Pocket . A obra conta até o momento com 13 volumes encadernados pela editora Kodansha . - Um trailer, juntamente com uma ilustração de Mikami comemorando o anúncio do anime foram divulgados. Confira o trailer a seguir: - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: Crunchyroll_pt - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .