Pular para o conteúdo principal

[Análise]: Shadow Labyrinth


- Depois de passar umas boas horas jogando Shadow Labyrinth, chegou o momento da verdade. Eis que estou aqui para compartilhar a minha humilde opinião sobre ele, mas antes disso, gostaria de agradecer ao pessoal da Bandai Namco por confiarem no meu trabalho e mais uma vez cederem a chave de um jogo para que eu pudesse produzir mais uma revisão. Agora que os agradecimentos foram feitos, vamos ao que de fato interessa!

Sobre o jogo

Shadow Labyrinth é um jogo de ação desenvolvido pela Bandai Namco Studios e publicado pela Bandai Namco Entertainment para as plataformas Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam) no dia 18 de julho de 2025.

- A começar pelos gráficos, o jogo possui um visual 2D com estilo artístico sombrio e minucioso, inspirado em quadrinhos de ficção científica decadente: ruínas, elementos de biotecnologia e vestígios de antigas guerras. Os cenários apresentam boa diversidade estética e arquitetônica (como uma floresta labiríntica ou uma torre futurista com design em forma de hub-and-spoke), o que mantém a exploração dinâmica e impede que se torne repetitiva.

- Já com relação a trilha sonora, ela não é memorável, mas acompanha o tom melancólico do mundo, com faixas densas que reforçam a ambientação — funcional mais do que marcante. Os efeitos de consumo de inimigos, cargas de “ESP” e os “mazes” têm design sonoro claro e comunicativo, transmitindo perfeitamente suas funções.


História

- O jogador assume o controle do Swordsman No. 8, despertado por PUCK (um orbe amarelo claramente inspirado Pac-Man) em um planeta repleto de destroços de antigas batalhas. A trama se desenrola dentro do universo UGSF da Bandai Namco, explorando temas de fatalismo bélico, superarmas e tecnobaboseira científica, etc. Como você foi escolhido para ser o instrumento da vontade do Puck, não há muito o que se fazer além de sobreviver, descobrir muitos segredos e evoluir de presa a predador alfa conforme abraça seu verdadeiro propósito.


Gameplay

- Em Shadow Labyrinth você pode correr, pular, atacar, abaixar, esquivar, consumir criaturas derrotadas para coletar materiais e adquirir novas habilidades, se transformar em mecha e até mesmo se transformar  numa reinterpretação do Pac-Man para perambular em arenas fechadas.

- Também é importante mencionar que o jogo é, em sua essência, um metroidvania de ação e isso você percebe facilmente ao analisar o mapa, que possui várias áreas grandes e distintas interligadas.


- No jogo também é possível usar os materiais coletados para fabricar alguns aprimoramentos que concedem vantagens específicas ao seu personagem, facilitando na progressão do jogo.

- Esses aprimoramentos exigem, além dos materiais, moedas do jogo para serem feitos. Essas moedas podem ser obtidas em certas áreas do mapa e de monstros derrotados por você ao longo do caminho.


- Os pontos de salvamento são um pouco distantes uns dos outros, mas são neles que, além de salvar seu progresso, você se teleportará para outras áreas do mapa e organizará seus aprimoramentos.

- O jogo é completamente localizado em português do Brasil, o que facilita e muito a compreensão dos diálogos, descrição dos itens e menus do jogo, então, não precisam se preocupar com não entender a lore do game.

- Quanto a bugs e outros tipos de problema, não encontrei nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no meu Nintendo Switch 2.

Confiram o trailer abaixo:


Shadow Labyrinth é uma homenagem maravilhosa ao Pac-Man, uma reimaginação bem sucedida da franquia, com ótimos visuais, ação e muita exploração, dando aos jogadores bastante tempo de jogatina (ao menos umas 15h), então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte um bom jogo de plataforma 2D. E se você tem problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar 8,1GB em sua versão para Nintendo Switch 2 e 4,6GB em sua versão para Nintendo Switch.

Conclusão

"Shadow Labyrinth se apresenta como uma aposta ousada: utiliza a iconografia de Pac-Man, a remodela em uma ficção científica de tom trágico e a funde a um metroidvania super competente, tornando o jogo altamente indicado para fãs de metroidvania em busca de algo diferente e para curiosos por releituras ousadas de franquias clássicas. O jogo é nota 9/10."

"Shadow Labyrinth presents itself as a bold endeavor: it takes the iconography of Pac-Man, reshapes it into a tragic-toned science fiction, and fuses it with a highly competent metroidvania, making the game highly recommended for metroidvania fans seeking something different and for those curious about daring reinterpretations of classic franchises. The game deserves a 9/10."

"「Shadow Labyrinth」は大胆な挑戦として登場します。パックマンのアイコンを取り入れ、それを悲劇的なトーンのSFへと再構築し、非常に完成度の高いメトロイドヴァニアと融合させています。その結果、本作は新しい体験を求めるメトロイドヴァニアのファンや、クラシックなフランチャイズの大胆な再解釈に興味のある人々に強く推奨できる作品となっています。ゲームの評価は9/10です。"

- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Notícias]: Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai estreará em 2025!

- Foi divulgado recentemente que o novo anime de Seishun Buta Yarou , intitulado de Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai (Rascal Does Not Dream of Santa Claus) que adaptará o Arco do Estudante Universitário, estreará em 2025. - A título de curiosidade, Santa Claus é o 13º volume da franquia (o 14 sai em poucos dias) — O filme mais recente adaptou o 9º volume, então presume-se que o anime deva adaptar do 10º ao 13º volume, mas ainda não está claro se a animação será um filme ou algo seriado. Vale lembrar que a novel já está no arco final. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Mangá de Tomodachi Game chegará ao fim no próximo volume!

- Foi divulgado recentemente que o mangá Tomodachi Game , com autoria de Yuki Sato , será encerrado ao 26º volume — Apesar de Sato escrever e quadrinizar, o conceito da série é de Mikoto Yamaguchi . - O quadrinho é seriado na Bessatsu Shonen Magazine , da editora Kodansha , desde 2013, contando com 25 volumes compilados até o momento e já inspirou um anime, um dorama para TV e dois filmes live-action. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, triste com o fim da trama? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Kaoru Hana wa Rin to Saku tem adaptação em anime anunciada!

- Foi anunciado recentemente pela Aniplex que o mangá Kaoru Hana wa Rin to Saku (The Fragrant Flower Blooms With Dignity) será adaptação para anime de TV em 2025 — A série é uma produção do estúdio CloverWorks . - Kaoru Hana wa Rin to Saku é originalmente um mangá com autoria de Saka Mikami que está em publicação desde 2021 nas páginas da Magazine Pocket . A obra conta até o momento com 13 volumes encadernados pela editora Kodansha . - Um trailer, juntamente com uma ilustração de Mikami comemorando o anúncio do anime foram divulgados. Confira o trailer a seguir: - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: Crunchyroll_pt - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .