Sobre o jogo
- Towa and the Guardians of the Sacred Tree é um roguelike de ação com traços de RPG desenvolvido pela Brownies Inc. e publicado pela Bandai Namco para as plataformas Nintendo Switch™, PlayStation®5, Xbox Series X|S e PC (Steam®) no dia 19 de setembro de 2025.
- A começar pelo visual, o jogo possui uma estética "pintada", onde personagens, retratos e cenários tem um forte apelo visual, lembrando e muito os famosos animes japoneses.
- A trilha sonora é orquestral e casa perfeitamente com o tom de fábula mitológica que o jogo transmite aos jogadores, sendo completamente empolgante durante as batalhas e tranquilizador durante os momentos de paz na vila ou em alguns pontos do mapa.
História
- TOWA AND THE GUARDIANS OF THE SACRED TREE apresenta um mundo colorido, mas seu esplendor visualmente pacífico esconde uma ameaça à espreita. Neste mundo a coragem é o único caminho a seguir. Em terras distantes, a pacata vila de Shinju vive sob o constante temor da busca de Magatsu por dominação. Towa, a sacerdotisa da Vila de Shinju, se junta a oito companheiros únicos e confiáveis para derrotar o grande vilão e seus lacaios malignos.
- Os jogadores serão colocados em combates intensos com espada e magia, ao lado de oito carismáticos personagens jogáveis, em uma jornada para salvar a Vila Shinju e o destino do mundo das mãos do maligno Magatsu e seu exército de Magaori.
Gameplay
- Bem, acho que o maior diferencial de TOWA AND THE GUARDIANS OF THE SACRED TREE em relação aos outros jogos do gênero, é que aqui você controla dois personagens por run, sendo um deles o responsável pelo combatente corpo-a-corpo (tsurugi) e o outro pelo suporte mágico (kagura). Cada personagem tem suas próprias habilidades e você pode optar por qualquer combinação antes de iniciar cada run.
- Um outro diferencial é que as tradicionais lojinhas pelo caminho para que você possa comprar itens não vendem poções, ao invés disso, você tem acesso a alguns tipos de graça para comprar e fortalecer seus personagens. Para se curar, você terá que ter sorte em conseguir alguma coisa quebrando os objetos do cenário ou sobrevivendo ao sub chefe da área, pois feito isso, a sala seguinte será totalmente tranquila, contando com uma fogueira para conversar e uma fonte para se curar (em parte) dos danos sofridos, além de ter acesso a suas bênçãos/graças para organizá-las da maneira que achar melhor.
- Ainda com relação às coisas diferentes que percebi, notei que antes de entrar em uma nova área, você consegue visualizar os tesouros que nela o esperam, assim você consegue ir direto onde os itens que você precisa estão, mas se sairá vivo de lá, é uma outra história.
- No mais, o jogo conta com as demais características de um roguelike, onde toda vez que o jogador vai de "arrasta pra cima", deve iniciar a jornada desde o começo, mas antes de iniciá-la, é possível fazer as melhorias de itens e personagens para aumentar seus poderes e tornar as runs um pouquinho mais fáceis a cada nova tentativa.
- O diálogo com os personagens é bem interessante e agrega valor à narrativa, então, se você não for daqueles que pulam as conversas para ir direto para a ação, vai gostar da interação, principalmente com os moradores da vila.
- Cada run leva ao combate em rotas e chefes; entre runs você voltará à vila, melhorá instalações (dojo, forja), criará espadas via minijogos e aprofundará laços com os habitantes.
- Antes de jogar TOWA AND THE GUARDIANS OF THE SACRED TREE, jurava que o jogo era localizado em português do Brasil, mas após iniciá-lo, percebi que não tinha o nosso idioma. Levando em consideração que o jogo possui muitas habilidades e diálogos entre os personagens, a falta de localização se torna um problema — o ponto mais negativo do título, em minha opinião.
- Com relação a Bugs e outros tipos de problemas, não encontrei nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no meu Nintendo Switch 2.
Confiram o trailer abaixo:
- TOWA AND THE GUARDIANS OF THE SACRED TREE é um roguelike diferenciado, com ótimos visuais, ação e variedade de itens e personagens que darão aos jogadores muitas horas de jogatina testando todas as combinações de guerreiros, enquanto buscam aprimorar ao máximo suas habilidades e armas, coletando todos os materiais necessários durante as runs. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte um bom roguelike de ação bem naquela pegada de anime. E se você possui problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar 5,9GB em sua versão para Nintendo Switch e Nintendo Switch 2.
Conclusão
"Towa and the Guardians of the Sacred Tree é definitivamente um roguelike de respeito, pois além de entregar uma bela direção de arte e uma trilha sonora bem marcante, brilha em sua narrativa e atmosfera, sendo ideal para quem também valoriza história e estilo. O jogo é nota 8/10."
"Towa and the Guardians of the Sacred Tree is definitely a respectable roguelike, as it not only delivers a beautiful art direction and a striking soundtrack, but also shines in its narrative and atmosphere, making it ideal for those who also value story and style. The game deserves an 8/10."
"『Towa and the Guardians of the Sacred Tree』は間違いなく評価に値するローグライク作品です。美しいアートディレクションと印象的なサウンドトラックを備えるだけでなく、物語性と雰囲気でも光り、ストーリーやスタイルを重視する人に最適です。評価は8/10です。"
.jpg)






Comentários
Postar um comentário