- Depois de passar um bom tempo jogando Dark Quest 4, consegui tirar um tempo para escrever e compartilhar a minha opinião sobre o jogo com vocês, mas antes de começar, gostaria de agradecer ao pessoal da Brain Seal Ltd por terem confiado no meu trabalho e compartilhado comigo uma chave para produção de conteúdo sobre o jogo. Agora que os devidos agradecimentos foram feitos, vamos ao que interessa, né?!
Sobre o jogo
Sobre o jogo
- Dark Quest 4 é um jogo de estratégia com traços de RPG desenvolvido e publicado pelo estúdio independente Brain Seal Ltd para as plataformas Nintendo Switch (Compatível com Switch 2), PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC (Steam) no dia 5 de novembro de 2025.
- A começar pelos gráficos, Dark Quest 4 possui uma estética simples, com design de heróis, inimigos e cenários em 3D estilizado e mapas no formato de grade (lembrando muito um tabuleiro de RPG de mesa). Naturalmente, este é um jogo que não tenta competir com mega produções AAA, ele busca apenas entregar o que promete: Diversão.
- Suas texturas simples, iluminação competente nas masmorras e bons efeitos para magias e armadilhas são eficientes e ajudam a criar a atmosfera de fantasia sombria que dá charme ao jogo.
- A trilha sonora cumpre bem o seu papel, trazendo composições de fundo mais amenas que ajudam a enfatizar o suspense na exploração das masmorras, mas que se tornam mais agitadas em encontros importantes (principalmente contra chefes). Não se pode dizer que as OSTs são naquele estilo épico e memorável, mas são competentes e definitivamente ajudam na imersão do jogo.
- A trilha sonora cumpre bem o seu papel, trazendo composições de fundo mais amenas que ajudam a enfatizar o suspense na exploração das masmorras, mas que se tornam mais agitadas em encontros importantes (principalmente contra chefes). Não se pode dizer que as OSTs são naquele estilo épico e memorável, mas são competentes e definitivamente ajudam na imersão do jogo.
História
- A trama gira em torno do seu grupo de heróis/aventureiros, que descem às masmorras para enfrentar monstros e resolver as ameaças que o Feiticeiro sombrio chamado Gulak vem causando. Essa narrativa funciona bem como condutor para as missões, onde ambientação, pequenos textos de cenário e as descrições de equipamentos ajudam a criar a sensação de uma campanha de RPG de mesa.
Gameplay
- Aqui é onde Dark Quest 4 brilha majestosamente. No início, você conta com uma variedade muito boa de heróis/aventureiros distintos, 8 no total, podendo formar um grupo com três deles para enviar nas missões, mas há também a possibilidade de desbloquear mais dois deles concluindo missões especificas de resgate — que não são obrigatórias, mas ajudam a aumentar o seu leque de possibilidades durante as missões.
- Para facilitar sua jornada nas masmorras, é possível turbinar seus personagens com equipamentos, habilidades e relíquias que ajudam a incrementar suas estratégias, esses itens podem ser adquiridos com o gold que você irá adquirir explorando as masmorras.
- O combate é, claro, por turnos e o cenário tem as famosas grades por onde seus personagens irão caminhar, mas engana-se quem pensa que as batalhas aqui são vencidas somente com itens e habilidades poderosas, pois o posicionamento de cada integrante do grupo conta e muito para o sucesso das missões.
- Digo isso, pois, obstáculos nos cenários podem ser vantajosos ou gerar desvantagem para você, dependendo de onde está, pois tapam a visão de personagens que atacam de longe, o que significa dizer que dependendo de onde você esteja isso pode te favorecer já que bloqueará dano a distância dos inimigos, mas também pode te atrapalhar já que não irá conseguir usar as suas habilidades à distância por ter uma parede ou qualquer outro obstáculo na frente.
- Inimigos grandes, que ocupam mais de um quadrado na grade do cenário, não conseguem passar por determinados locais, então, se você posicionar seus personagens de maneira estratégica com certeza vencerá a batalha sem muitos problemas.
- Quanto a dificuldade do jogo, diria que é de mediana à difícil, mas há a possibilidade de ajustá-la para se adequar perfeitamente com as necessidades de cada jogador, o que o torna um jogo bem acessível para pessoas iniciantes no gênero de estratégia.
- Outro ponto bastante positivo é a localização em português do Brasil, que facilita bastante o entendimento da história e do funcionamento de cada um dos itens que você adquire ao logo de sua trajetória no jogo.
- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, notei apenas dois: O primeiro é que apesar de ser um jogo aparentemente simples, ele demora consideravelmente para iniciar quando você o executa e, da mesma forma, demora um pouquinho para voltar ao hub de seleção de personagens após a conclusão de uma missão. Já o segundo é o mais problemático, o jogo costuma crashar com certa frequência, em pouco mais de 10h de jogo, foram pelo menos 10 ocorrências, sendo duas delas no meio das missões. O jogo costuma salvar automaticamente após cada missão concluída ou cada derrota, então quando acontecia logo após a conclusão da missão não tinha problema, era só iniciar novamente o jogo e continuar de onde parou, mas quando acontecia no meio da missão é que era o problema, pois eu tinha que recomeçar do início. Espero que os desenvolvedores corrijam o quanto antes este problema.
- Embora não seja um bug, senti falta de um sistema de níveis que incentivassem os jogadores a querer explorar todos os mapas e a matar todos os inimigos pela frente. Como todos os upgrades são adquiridos em comerciantes, não se vê muita necessidade em matar tantos inimigos quanto possível já que sabemos que não darão experiência e muito menos deixarão cair algum item valioso, então muitos deles eu só passei direto e algumas missões eu simplesmente pulei porque não eram necessárias para o desenrolar da narrativa (Mas depois eu fiquei com a consciência pesada e fiz todas elas já que sou desses que gostam de fazer o 100%).
- Tirando os dois probleminhas citados anteriormente, não presenciei mais nenhum tipo de bug, o jogo rodou perfeitamente bem no meu Nintendo Switch.
Confiram o trailer a seguir:
- Dark Quest 4 é uma ótima adição aos jogos da franquia, com visuais agradáveis, estética que lembra bastante as mesas de RPG, missões bem elaboradas que te incentivam realmente a bolar estratégias para sair vivo das masmorras e claro, um ótimo preço na eShop! Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte um bom jogo de estratégia, para passar as tardes do fim de semana. E se você possui problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar 2,1GB em sua versão para Nintendo Switch.
Conclusão
"Dark Quest 4 é uma ótima escolha para aqueles que curtem realizar missões com foco em combate estratégico e gestão de party, o que o torna sem sombra de dúvidas uma ótima escolha tanto para veteranos quanto para novatos no gênero de estratégia. Além disso, vale lembrar que ele consegue transmitir com maestria a sensação de um boardgame digital e possui conteúdo para muitas horas de jogatina. O jogo é nota 7/10."
"Dark Quest 4 is a great choice for those who enjoy missions focused on strategic combat and party management, making it without a doubt an excellent option for both veterans and newcomers to the strategy genre. Additionally, it masterfully captures the feeling of a digital board game and offers content for many hours of gameplay. The game scores 7/10."
「Dark Quest 4」は、戦略的な戦闘やパーティ管理に重点を置いたミッションを楽しむプレイヤーにとって素晴らしい選択肢であり、ストラテジーゲームのベテランにも初心者にも間違いなくおすすめできます。さらに、デジタルボードゲームの感覚を見事に再現しており、長時間遊べるほどの豊富なコンテンツも備えています。ゲームの評価は7/10です。」
- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.
- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.









Comentários
Postar um comentário