Pular para o conteúdo principal

[Análise]: Digimon Story Time Stranger


- Depois de passar muitas horas jogando Digimon Story Time Stranger, eis que finalmente consegui tirar um tempo para produzir esta revisão, mas antes de começarmos, gostaria de agradecer ao pessoal da Bandai Namco por confiar no meu trabalho e compartilhar mais uma key para que eu pudesse criar conteúdo. Dito isso, vamos ao que interessa!

[Vale lembrar que a versão do jogo analisada aqui foi a de PC (Steam)]

Sobre o jogo

Digimon Story Time Stranger é um JRPG de doma/treino de monstros (monster-taming) desenvolvido pela Media.Vision Inc. e publicado pela Bandai Namco Entertainment para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam) no dia 2 de outubro de 2025.

- A começar pelos gráficos, pode-se dizer que Digimon Story Time Stranger, deu um salto de visual se compararmos a jogos anteriores da series Story, com ambientes 3D bonitos e detalhados, modelos de Digimon fiéis ao que já vimos nos animes e animações de ataque bem trabalhadas.

- A trilha sonora é muito boa, diria até que é cinematográfica, casando perfeitamente com os momentos de mistério/investigação e com as muitas batalhas que enfrentamos no decorrer da trama.


História

- A narrativa tem uma pegada mais madura em comparação a alguns títulos anteriores da franquia, misturando mistério e drama numa investigação sobre o “colapso do mundo” que conecta a Terra (mundo real) e Mundo Digital.

- Na trama, você é um agente de uma organização secreta que encontra uma criatura desconhecida pouco antes de uma explosão devastadora. Em seguida, despertam oito anos no passado... e agora precisam encarar a missão de desvendar o mistério que envolve o colapso do mundo! Encontros fortuitos com personagens únicos moldarão sua jornada pelo tempo e por mundos paralelos, rumo ao objetivo de alterar o destino de todos.


Gameplay

- Se vocês já jogaram jogos anteriores da série, não tenho muito o que dizer, pois a gameplay é bem semelhante. Agora, para os novos jogadores, preciso dizer que o combate em Digimon Story Time Stranger é o clássico baseado em turnos, com ênfase na sinergia entre Digimon, digivolution e gestão de relacionamentos, além de também possuir sistemas de treino, fusão/combinação e personalização de times.

- O mais legal é que temos várias linhas de digivolution, habilidades específicas e opções táticas em lutas para explorar. Também é importante dizer que existe uma árvore mista de talentos para melhorar as habilidades de seus digimon e facilitar os combates contra inimigos poderosos.


- Você consegue progredir nessa árvore de talentos distribuindo pontos que consegue completando tanto as missões principais quanto as secundárias, fazendo seu personagem subir de "nível de agente", o que permite a você digievoluir seus digimon para formas mais poderosas.

- A história do jogo tem uma pegada mais madura, o que a torna interessante para o público mais velho, mas os diálogos entre os personagens não são tão elaborados, alguns eu diria que são bem rasos e, apesar de termos opções diferentes de resposta para os diálogos, não notei nenhuma consequência importante, só textos onde parece que os NPCs te forçam a escolher a resposta "certa" (a que eles querem) para prosseguir com a narrativa. Mas apesar disso tudo, eles conseguem desenvolver satisfatoriamente os personagens.


- O jogo se encontra localizado em português, porém com dublagem em inglês e japonês. As legendas em nosso idioma facilitam o entendimento dos menus, das habilidades, dos itens e da história, então pode-se dizer que não teremos por aí pessoas desistindo de jogar o game por não estarem entendendo nada.

- Com relação a bugs e outros tipos de problemas, não presenciei nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no meu PC*. No entanto, tenho algumas ressalvas: Digimon Story Time Stranger é um JRPG com combates baseados em turnos, então se vocês não curtem esse tipo de combate, provavelmente não vão querer se aventurar nele.


- O jogo possui dublagem em inglês e japonês, mas não em todos os momentos, o seu personagem, por exemplo, não tem voz e só tem falas quando você precisa escolher uma resposta para os diálogos em algumas ocasiões (isso lembra bastante Pokémon, onde não temos dublagem e nem falas para o protagonista e diversos outros personagens).

- Outro ponto a ser mencionado, é a grande quantidade de paredes invisíveis pelos mapas, isso realmente incomoda muito no início, mas logo a gente acaba se acostumando.

*Rodei o jogo num PC com a seguinte configuração: Ryzen 5 3600x, 32GB de RAM, SSD e uma placa de vídeo GTX 1660.

Confiram o trailer a seguir:


Digimon Story Time Stranger oferece um ótimo custo x benefício, entregando aos jogadores muito mais de 30 horas de gameplay para aqueles que planejam fazer tudo que ele tem a oferecer, além de possuir uma ótima história e o clássico combate por turnos que muitos amam. Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte um ótimo JRPG raiz de combate por turnos com muitas opções táticas para explorar. E se você tem problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar somente 27,0GB em sua versão para PC (Steam).

Conclusão

"Digimon Story Time Stranger é um retorno triunfal para a sub-série Story — ele equilibra nostalgia e modernidade sem exageros. Para fãs do gênero, o jogo brilha ao oferecer diversidade de digivolutions, personagens carismáticos e um combate baseado em turnos com boa profundidade estratégica, além de oferecer uma história mais madura para os jogadores. O jogo é nota 8/10."

Digimon Story Time Stranger is a triumphant return for the Story sub-series — it balances nostalgia and modern design without going overboard. For fans of the genre, the game shines by offering a wide variety of digivolutions, charismatic characters, and turn-based combat with solid strategic depth, while also delivering a more mature story for players. The game is an 8/10.”

Digimon Story Time Stranger』は、「ストーリー」サブシリーズへの勝利の帰還と言える作品です。過度になりすぎることなく、懐かしさと現代的なゲームデザインのバランスを見事に取っています。ジャンルのファンにとって、本作は豊富なデジヴォリューションの分岐、魅力的なキャラクター、そして戦略性の高いターン制バトルが光るタイトルであり、さらにより成熟した物語も楽しめます。評価は 8/10 です。

- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Notícias]: Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai estreará em 2025!

- Foi divulgado recentemente que o novo anime de Seishun Buta Yarou , intitulado de Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai (Rascal Does Not Dream of Santa Claus) que adaptará o Arco do Estudante Universitário, estreará em 2025. - A título de curiosidade, Santa Claus é o 13º volume da franquia (o 14 sai em poucos dias) — O filme mais recente adaptou o 9º volume, então presume-se que o anime deva adaptar do 10º ao 13º volume, mas ainda não está claro se a animação será um filme ou algo seriado. Vale lembrar que a novel já está no arco final. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Kaoru Hana wa Rin to Saku tem adaptação em anime anunciada!

- Foi anunciado recentemente pela Aniplex que o mangá Kaoru Hana wa Rin to Saku (The Fragrant Flower Blooms With Dignity) será adaptação para anime de TV em 2025 — A série é uma produção do estúdio CloverWorks . - Kaoru Hana wa Rin to Saku é originalmente um mangá com autoria de Saka Mikami que está em publicação desde 2021 nas páginas da Magazine Pocket . A obra conta até o momento com 13 volumes encadernados pela editora Kodansha . - Um trailer, juntamente com uma ilustração de Mikami comemorando o anúncio do anime foram divulgados. Confira o trailer a seguir: - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: Crunchyroll_pt - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Mangá de Tomodachi Game chegará ao fim no próximo volume!

- Foi divulgado recentemente que o mangá Tomodachi Game , com autoria de Yuki Sato , será encerrado ao 26º volume — Apesar de Sato escrever e quadrinizar, o conceito da série é de Mikoto Yamaguchi . - O quadrinho é seriado na Bessatsu Shonen Magazine , da editora Kodansha , desde 2013, contando com 25 volumes compilados até o momento e já inspirou um anime, um dorama para TV e dois filmes live-action. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, triste com o fim da trama? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .