- Depois de passar várias horas jogando Assassin's Creed Shadows, eis que chegou a hora de eu vir até vocês para compartilhar a minha humilde opinião sobre ele, mas antes de começar a revisão, gostaria de agradecer ao pessoal da Ubisoft por mais uma vez confiarem no meu trabalho e disponibilizarem uma chave para criação de conteúdo. Dito isso, vamos ao que interessa!
Sobre o jogo
- Assassin's Creed Shadows é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ubisoft e publicado por ela mesma para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC (Steam, Epic Games Store e Ubisoft Store / Ubisoft Connect), macOS (Mac App Store) e Amazon Luna no dia 20 de março de 2025, com uma versão para Nintendo Switch 2 chegando mais tarde, no dia 2 de dezembro de 2025.
- A começar pelos gráficos, o jogo está visualmente muito bonito no Nintendo Switch 2. O trabalho de direção de arte, fotografia in-engine e atenção aos detalhes do mundo (arquitetura, iluminação atmosférica, clima e partículas) fazem do Japão feudal do jogo um cenário vivo e cinematográfico.
- Naturalmente, para que pudesse rodar sem problemas no console, ele sofreu alguns downgrades pontuais em texturas, mas nada que comprometesse drasticamente o visual do jogo.
- A música em Assassin's Creed Shadows mistura sons tradicionais (como a força da percussão, o sopro marcante da flauta shakuhachi e a delicadeza das cordas) com arranjos orquestrais modernos. O resultado é uma trilha sonora que consegue transmitir tanto a essência histórica quanto uma atmosfera grandiosa e emocionante o Japão feudal. Já nos momentos de combate, cada detalhe sonoro faz diferença: o impacto dos golpes, o som dos passos em diferentes terrenos, os ecos do ambiente e até a forma como as vozes são mixadas. Tudo isso se soma para criar uma experiência de imersão muito mais intensa.
História
- A narrativa se passa no Japão feudal e foca em arcos pessoais de dois protagonistas Naoe e Yasuke.
Gameplay
- Como Naoe (Shinobi), você pode infiltrar-se em fortalezas inimigas com diversas opções de escalada e corrida livre, incluindo o novo arpéu, distraia os guardas usando shuriken ou bombas de fumaça e assassine seus alvos com a Lâmina Oculta. Como o samurai Yasuke, abata silenciosamente com o arco ou execute combos devastadores com sua katana ou naginata.
- Também podemos contar com um sistema de árvore de talentos onde usamos pontos de conhecimento e maestria para evoluir os personagens, além de podermos comprar, vender ou dropar de inimigos as armas, equipamentos e materiais que iremos utilizar durante a jornada.
- Vale mencionar que também podemos ter nosso próprio esconderijo, onde cada construção te dá um tipo de benefício diferente para ajudar nas missões — Destaque para o ferreiro, onde podemos melhorar nossas armas e equipamentos com materiais que encontramos explorando o mapa.
- Já que tocamos no assunto "missões", posso dizer que temos várias. Com um mapa gigantesco, é natural que além da missões principais tenhamos muitas secundárias para complementar a narrativa e, claro, nos conceder as mais diversas recompensas eu, por exemplo, as fazia para acumular experiência e subir de nível para conseguir mais pontos para evoluir na árvore de talentos, mal ligava para os itens que ia conseguir kkkk.
- Durante a minha busca para evoluir o personagem, o único ponto negativo que encontrei, foi que a sua evolução na árvore de talentos era limitada por pontos de conhecimento, ou seja, para gastar seus pontos de maestria em novas habilidades você primeiro tinha que acumular uma certa quantidade de pontos de conhecimento para que só então alguma delas fossem liberadas para serem aprendidas. Então, resumidamente, mesmo que tivesse pontos de maestria de sobra, eu não conseguia aprender tantas habilidade quanto quisesse, sendo necessário primeiro desbloqueá-las acumulando pontos de conhecimento.
- Claro, não sei se esse é um sistema que já existia desde jogos anteriores, pois Assassin's Creed Shadows foi o primeiro da franquia que eu tive o prazer de jogar, então, achei bem diferente se comparado a outros jogos na mesma vibe.
- Vale lembrar que alguns recursos foram criados especificamente para a versão do Nintendo Switch 2, como os controles touchscreen intuitivos para navegação de mapas e menus no modo portátil.
- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, presenciei alguns. O mais importante e que mais encheu o saco durante a jogatina foram os crashs que fechavam o jogo com certa frequência. Acredito que esse foi um problema originado na atualização realizada no dia do lançamento, pois aqueles que receberam o jogo e completaram suas revisões antes do lançamento oficial não relataram este tipo de problema. O outro eram as telas de carregamento relativamente demoradas, principalmente quando você morria, que quebravam um pouco a imersão no jogo.
- No mais, com relação à jogabilidade num geral, ele rodou perfeitamente bem, muito fluido no Nintendo Switch 2. Vale lembrar que até a data de publicação desta análise, a Ubisoft já se pronunciou sobre os problemas acima citados e prometeu um patch com correções que ainda não saiu, mas que chegará em breve ao jogo.
Confiram o trailer a seguir:
- Assassin's Creed Shadows é, sem sobra de dúvidas, um dos jogos mais bonitos da franquia, pois além de possuir personagens muito bem detalhados, possui uma construção de mundo belíssima baseada no Japão feudal que é de cair o queixo! Além disso, temos bastante missões dentro e fora da campanha principal para agregar na narrativa, tudo isso por um preço menor que nas outras plataformas! Então, posso dizer que sim, VALE A MINHA INDICAÇÃO para você que curte os jogos da série, e gosta de pasar bastante tempo explorando e assassinando inimigos pelo mapa. E se você possui problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar bastante, 61GB em sua versão para Nintendo Switch 2.
Conclusão
"Assassin’s Creed: Shadows chega como um dos capítulos mais marcantes da série. O jogo impressiona pelo visual deslumbrante e traz mecânicas de furtividade e combate muito mais refinadas do que em alguns lançamentos anteriores. A trilha sonora e o design de som criam uma identidade própria, reforçando a atmosfera e dando peso às emoções da jornada. A narrativa se destaca especialmente nos arcos pessoais dos protagonistas, tornando a experiência mais próxima e significativa. Para quem aprecia jogos de stealth com batalhas técnicas e um mundo rico em detalhes, a diversão é praticamente garantida. O jogo é nota 9/10."
"Assassin’s Creed: Shadows arrives as one of the most remarkable chapters in the series. The game impresses with its stunning visuals and introduces stealth and combat mechanics that are far more refined than in some recent entries. The soundtrack and sound design establish a unique identity, enhancing the atmosphere and adding emotional weight to the journey. The narrative shines especially in the protagonists’ personal arcs, making the experience feel closer and more meaningful. For those who enjoy stealth games with technical battles and a richly detailed world, the fun is practically guaranteed. The game deserves a solid 9/10."
"『Assassin’s Creed: Shadows』は、シリーズの中でも特に印象的な章として登場します。美しいビジュアルに加え、ステルスと戦闘の仕組みは近年の作品よりも洗練されており、プレイヤーを魅了します。サウンドトラックと効果音は独自のアイデンティティを築き、雰囲気を高め、旅に感情的な重みを与えます。物語は主人公たちの個人的な物語に特に焦点を当て、体験をより身近で意味深いものにしています。テクニカルな戦闘と細部まで作り込まれた世界を楽しみたいステルスゲームファンにとって、満足度はほぼ保証されています。評価は9/10です。"
- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.
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