- Depois de muito tempo, retornei ao mundo dessa franquia com Citizen Sleeper 2: Starward Vector e cá estou para compartilhar com vocês a minha humilde opinião sobre ele, mas antes disso, como de costumo, gostaria de agradecer ao pessoal da Jump Over The Age e da Fellow Traveller por confiarem mais uma vez no meu trabalho e cederem uma chave para produção de conteúdo sobre o jogo. Agora que os devidos agradecimentos foram dados, vamos ao que interessa!
Sobre o jogo
- Citizen Sleeper 2: Starward Vector é um RPG narrativo desenvolvido pela Jump Over The Age e publicado pela Fellow Traveller para as plataformas Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam, Game Pass etc.) no dia 31 de janeiro de 2025.
- O estilo visual de Citizen Sleeper 2 é bastante estilizado, misturando elementos de arte 2D desenhada à mão, bem naquela pegada futurista/cyberpunk, com interfaces limpas e ícones minimalistas. Aqui não se trata de gráficos “realistas”, mas de um estilo artístico que funciona perfeitamente com a narrativa contemplativa e a sensação de deslocamento no espaço que o jogo tenta transmitir.
- A trilha sonora é atmosférica, imersiva e ambiental, complementando perfeitamente o tom melancólico e solitário da história. Ela tem seus momentos introspectivos e ritmos mais tensos que ajudam a ditar o ritmo emocional da experiência.
História
- Em Citizen Sleeper 2: Starward Vector você joga como um sleeper: uma consciência digital humana em um corpo sintético, fugindo tanto de sua corporação criadora quanto de uma gangue que deseja controlá-lo (assim como em seu antecessor). No entanto, esta sequência expande os temas do primeiro jogo — identidade, exploração, capitalismo e sobrevivência — e introduz um universo mais amplo ao permitir a exploração de um cinturão espacial, recrutamento de tripulação e um sistema de contratos que influenciam diretamente sua jornada.
Gameplay
- Citizen Sleeper 2: Starward Vector mantém a jogabilidade do jogo anterior, com sistema inspirado em jogos de mesa, ou seja, o jogo gira em torno de rolagens de dados que determinam o sucesso ou fracasso de ações, como: recrutar tripulação, completar contratos ou explorar locais, além de contratos e gerenciamento de recursos a cada ciclo, pois você precisa equilibrar suas ações, administrar recursos e gerenciar estresse e danos.
- Agora, o diferencial: nesta sequência também temos o adicional de tripulação e personalização, já que recrutar e manter membros da tripulação tem impacto narrativo e mecânico, adicionando profundidade estratégica e emocional ao enredo.
- Também é importante mencionar que, ao contrário do original, aqui você tem a exploração livre, pode navegar entre estações e locais espaciais, aumentando o senso de aventura e risco da gameplay.
- Apesar de muitas qualidades e de ser muito elogiado pela crítica, o jogo infelizmente manteve a falta de localização em português do Brasil, o que pode de fato afastar novos jogadores, pois o jogo é um RPG narrativo e conta com bastante texto, tornando o desenrolar dos fatos muito cansativo para quem não entende inglês compreender a história.
- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, não presenciei nenhum, o jogo rodou super bem no meu Nintendo Switch, mas é sempre bom deixar algumas observações: O tamanho da fonte dos textos no modo portátil é pequena, então pode ser que incomode alguns jogadores e, apesar de não ter acontecido comigo (porque joguei o jogo bem depois do lançamento), há relatos de crashes ocasionais pelos jogadores, mas acredito terem sido resolvidos com atualizações pós-lançamento.
Confiram o trailer a seguir:
- Citizen Sleeper 2: Starward Vector é um ótimo RPG narrativo que faz valer a pena cada centavo gasto em sua compra, vocês podem ter certeza que irão passar muitas e muitas horas se aventurando pelo espaço e se aprofundando na história, então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para vocês que curtem jogos narrativos e não se importam com a falta de localização em português do Brasil. Vale lembrar que ele também ocupará um espaço pequenininho em seu Micro SDXC Express, apenas 892MB tanto em sua versão para Nintendo Switch, quanto para Switch 2.
Conclusão
"Citizen Sleeper 2: Starward Vector mantem a jogabilidade inteligente e instigante do primeiro jogo e insere novos elementos que adicionam variedade e complexidade na trama. Ele é uma ótima opção para fãs de RPG e jogos narrativos naquela pegada futurista/cyberpunk. O jogo é nota 9/10."
“Citizen Sleeper 2: Starward Vector maintains the smart and thought-provoking gameplay of the first game while introducing new elements that add variety and complexity to the story. It is an excellent choice for fans of RPGs and narrative-driven games with a futuristic/cyberpunk vibe. The game scores a 9/10.”
「Citizen Sleeper 2: Starward Vector は、前作の知的で刺激的なゲームプレイを維持しつつ、物語に多様性と奥深さを加える新要素を取り入れています。未来的/サイバーパンクな雰囲気のRPGや物語重視のゲームが好きな人にとって、非常におすすめの一本です。評価は 9/10 です。」
- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.







Comentários
Postar um comentário