- Desenvolvedores que ainda não se inscreveram para a principal competição de jogos independentes do Hemisfério Sul poderão enviar seus projetos até 15 de janeiro; sugestões de palestras foram estendidas até 19 de janeiro.
- O BIG Festival 2026 prorrogou o prazo de inscrições para desenvolvedores enviarem seus jogos à maior competição de jogos indie do Hemisfério Sul. Com a prorrogação, projetos podem ser enviados até o dia 15 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e o regulamento completo está disponível no site oficial.
- O BIG Festival será realizado durante a gamescom latam 2026, que acontecerá de 30 de abril a 3 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo — a imprensa, criadores de conteúdo e visitantes B2B têm acesso ao evento no dia VIP, em 29 de abril. A premiação celebrará a indústria de jogos independentes e premiará os melhores jogos em 17 diferentes categorias, incluindo Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: América Latina; categorias técnicas como Melhor Arte, Melhor Narrativa e Melhor Gameplay também são contempladas.
- Além disso, jogos que cumprem os requisitos concorrerão ainda ao WINGS Awards, que retorna na edição de 2026 do festival. Esta categoria premia jogos desenvolvidos por equipes nas quais mulheres e grupos marginalizados ocupam posição de destaque. Quem vencer receberá, além do troféu, uma premiação de 2 mil euros.
- Os jogos brasileiros têm ainda a chance de serem eleitos ao BIG Starter. Dez dos melhores jogos nacionais que não forem escolhidos para o BIG Festival serão selecionados pelo Comitê de Seleção do Festival para receber um espaço na gamescom latam indie area e terão presença no evento online da plataforma Steam, visando ampliar suas oportunidades de negócios e alcance de audiência.
- Em 2025, o BIG Festival recebeu mais de 962 jogos de 71 países diferentes, quebrando um recorde histórico do evento. Além da premiação e exposição dos jogos durante a gamescom latam, que recebeu mais de 130 mil visitantes, o festival ampliou ainda mais a exposição de projetos brasileiros no exterior.
- Graças a uma parceria entre a gamescom latam e a WePlay Expo, a maior feira de jogos indie da China, os títulos Pipistrello and the Cursed Yoyo e MULLET MADJACK foram levados ao evento chinês para exposição internacional, a fim de fomentar e promover o cenário de desenvolvimento e os jogos locais.
Sugestões de palestras
- Quem deseja participar dos painéis da gamescom latam 2026 ou recomendar palestrantes também passa a contar com um novo prazo para inscrição. A nova data limite para o envio das sugestões é 19 de janeiro, às 9h (horário de Brasília).
- Em sua última edição, o evento contou com uma programação destinada tanto a fãs de jogos quanto a profissionais da indústria. Dentre as mais de 200 horas de conteúdo, participaram nomes como Bo Andersson (executivo por trás de títulos como PayDay 1 & 2, Dead by Daylight e Brothers: A Tale of Two Sons), Chris Charla (GM of Content e Dev Readiness da Microsoft), Guillaume Provost (fundador e CEO da Compulsion Games), Henk Rogers (co-fundador da The Tetris Company), Michael Steranka (diretor-sênior de Pokémon), Rodrigo Pérez (diretor de gerenciamento de produto da Activision) e Shuhei Yoshida (ex-chefe de Indies da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios), além de muitos outros.
Caso tenham interesse em comprar algum jogo digital, adquiriram seus gift cards aqui:
- Agora, quero saber o que você achou desta notícia?! Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós!
Fonte: Release de Imprensa
- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.
.jpg)

Comentários
Postar um comentário