Pular para o conteúdo principal

[Análise]: MIO: Memories in Orbit


- Depois de passar um bom tempo jogando MIO: Memories in Orbit, eis que é chegada a hora de mais uma vez compartilhar minha humilde opinião com vocês, mas antes disso, como já é costume, gostaria de agradecer ao pessoal da Focus Entertainment e da Douze Dixièmes por confiarem no meu trabalho e compartilharem uma chave para produção de conteúdo sobre o jogo. Dito isso, vamos ao que interessa!

Sobre o jogo

- MIO: Memories in Orbit é um metroidvania de ação e plataforma desenvolvido pela Douze Dixièmes e publicado pela Focus Entertainment para as plataformas Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (Steam, Epic Games Store e Microsoft Store) no dia 20 de janeiro de 2026.

- A começar elos gráficos, posso dizer que o jogo é extremamente lindo! Ele conta com uma identidade visual marcante que lembra muito pinturas aquareladas, dando ao jogo uma presença visual diferenciada em comparação com outros jogos do mesmo gênero.

- A trilha sonora em MIO: Memories in Orbit não é memorável, mas acompanha bem o ritmo do jogo, com faixas imersivas e atmosféricas, reforçando o clima de solidão e mistério da nave, mas que em momentos de combate e exploração intensa crescem para entregar uma experiência adequada aos jogadores.


História

- Na trama, você jogará com MIO, um robô ágil com capacidades extraordinárias, dentro de uma gigantesca nave-arca tecnológica, onde as IAs responsáveis por ela cessaram suas funções. Seu objetivo, a partir daqui, é reviver as memórias da nave, descobrir o que aconteceu e, possivelmente, salvar a embarcação de um desligamento iminente.


Gameplay

- Aqui o jogo entrega o que todo metroidvania de respeito pode proporcionar, como exploração não linear, progressão de habilidades, mapas interconectados e áreas bloqueadas que só são possíveis explorar depois de adquirirmos alguma habilidade específica para alcança-las.

- Além disso, MIO também consegue algumas habilidades interessantes que ajudam na progressão do jogo, como pulo duplo, gancho, esquiva e planagem, no entanto, senti que faltaram mais habilidades ofensivas para o personagem.


- Assim como a maioria dos metroidvanias, MIO: Memories in Orbit é um tanto desafiador, mas oferece aos jogadores ajustes de dificuldade e assistências que ajudam a tornar o jogo mais acessível para quem prefere algo um pouco menos punitivo.

- Vale mencionar que o jogo também encontra-se completamente localizado em português do Brasil, uma decisão super positiva por parte dos desenvolvedores.


- Quanto a bugs e outros tipos de problemas, não encontrei nenhum, o jogo rodou perfeitamente bem no meu Nintendo Switch OLED.

Confiram o trailer a seguir:


- MIO: Memories in Orbit possui uma ótima arte (ponto mais forte na minha opinião), trilha e exploração, além de um preço super justo para o que entrega, então, posso dizer que sim, VALE A MINHA RECOMENDAÇÃO para você que curte uma boa arte, além de ficar perdido e apanhar para chefes desafiadores. É importante mencionar que caso você tenha problemas com espaço, saiba que ele irá ocupar aproximadamente 4,3GB em sua versão para Nintendo Switch e 4,3GB para Nintendo Switch 2.

Conclusão

"MIO: Memories in Orbit é um título indie Metroidvania visualmente impressionante e artisticamente ambicioso, que combina uma estética atraente com uma exploração rica e narrativa intrigante. Sua jogabilidade pode ser desafiadora e, às vezes, repetitiva, especialmente no combate, mas recompensadora para quem aprecia Metroidvanias exigentes com foco em progressão e descoberta. O jogo é nota 8/10."

"MIO: Memories in Orbit is a visually stunning and artistically ambitious indie Metroidvania that combines an appealing aesthetic with rich exploration and an intriguing narrative. Its gameplay can be challenging and, at times, repetitive—especially in combat—but rewarding for those who appreciate demanding Metroidvanias focused on progression and discovery. The game earns an 8/10."

"『MIO: Memories in Orbit』は、ビジュアル面で非常に印象的かつ芸術的に野心的なインディー系メトロイドヴァニア作品であり、魅力的な美術表現と奥深い探索要素、そして興味を引く物語を兼ね備えています。ゲームプレイは挑戦的で、ときに戦闘面で単調に感じられることもありますが、進行や発見を重視する歯ごたえのあるメトロイドヴァニアを好むプレイヤーにとってはやりがいのある作品です。本作の評価は8/10です。"

Caso tenham interesse em comprar algum jogo digital, adquiriram seus gift cards aqui: 
- Agora, quero que me digam o que acharam desse jogo, pois sua opinião é extremamente importante para nós.

- Para comprar o Nintendo Switch 2, basta clicar aqui;
- Para comprar os jogos, clique aqui;
- Para comprar outros produtos, clique aqui;
- Para promoções de jogos na eShop, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Notícias]: Looney Tunes: Wacky World of Sports ganha data de lançamento para Nintendo Switch!

- Se você aguardava por mais informações sobre o jogo, tenho novidades para você! Ele já ganhou uma data exata para chegar ao console e cá estou para compartilhar. - A publisher Warner Bros. Interactive Entertainment , juntamente com a também publisher GameMill Entertainment e a desenvolvedora Bamtang Games anunciaram recentemente que lançarão o jogo Looney Tunes: Wacky World of Sports para as plataformas Nintendo Switch , PlayStation 5 , PlayStation 4 , Xbox Series X | S , Xbox One e PC (Steam) no dia 27 de setembro de 2024. As pré-vendas para as edições Standard e Deluxe do jogo já estão disponíveis em grandes varejistas e incluem conteúdos exclusivos para os jogadores. A notícia coincide com uma nova vinheta de gameplay destacando as peripécias do basquete com um toque de Looney Tunes! - A Edição Standard de Looney Tunes: Wacky World of Sports  já está disponível para pré-venda por $49,99. A Edição Deluxe também está disponível para pré-venda por $59,99, trazendo o personag...

[Notícias]: Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai estreará em 2025!

- Foi divulgado recentemente que o novo anime de Seishun Buta Yarou , intitulado de Seishun Buta Yarou wa Santa Claus no Yume wo Minai (Rascal Does Not Dream of Santa Claus) que adaptará o Arco do Estudante Universitário, estreará em 2025. - A título de curiosidade, Santa Claus é o 13º volume da franquia (o 14 sai em poucos dias) — O filme mais recente adaptou o 9º volume, então presume-se que o anime deva adaptar do 10º ao 13º volume, mas ainda não está claro se a animação será um filme ou algo seriado. Vale lembrar que a novel já está no arco final. - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, ansioso pela estreia? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para comprar outros produtos, clique aqui ; - Para promoções de jogos na eShop, clique aqui .

[Notícias]: Kagami no Kojou entra em pré-venda pela Amazon!

- Entrou recentemente em pré-venda pela Amazon o livro Kagami no Kojou (O Castelo no Espelho). A edição nacional, publicada pela editora Morro Branco , será lançada no dia 13 de maio de 2024 e chega pelo preço de R$ 69,99. - A título de curiosidade, a light novel de volume único tem autoria de Mizuki Tsujimura e foi publicada no Japão 2017 pela editora Poplar . Recentemente, em 2021, a obra foi republicada em versão bunkobon (“de bolso”), ficando com 2 volumes. - Vale lembrar que uma adaptação em mangá saiu pela revista Ultra Jump , da editora Shueisha , entre 2019 e 2022, totalizando  5 volumes. Um filme em animação também foi lançado em dezembro de 2023 — Ambas as adaptações permanecem inéditas por aqui. Compre aqui ! - Agora, quero saber o que você achou desta notícia, já fez a pré-venda? Me diga nos comentários, pois sua opinião é extremamente importante para nós! Fonte: JBox - Para comprar o Nintendo Switch, basta clicar aqui ; - Para comprar os jogos, clique aqui ; - Para ...